18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Seleção Australiana feminina cobra FIFA por premiações maiores

WWC23 AUSTRALIA TRAINING, Emily van Egmond (left) and Sam Kerr (right) are seen during an Australia team training sessio
IMAGO / AAP

Antes da bola rolar, a Copa do Mundo Feminina já está com algumas polêmicas. A mais recente é o fato de exigir da FIFA uma premiação maior para a disputa da competição. Jogadoras fazem comparações com os valores recebidos pelos jogadores no Mundial Masculino

No, Twitter, por meio do perfil Futebolistas profissionais da Austrália no Twitter, as Matildas – como é conhecida a seleção australiana – emitiu um recado.

“Com o @FIFAWWC começando nesta quinta-feira, nosso @TheMatildas tem uma mensagem para aqueles que abriram o caminho. Para quem quebrou barreiras e lutou pelo progresso. Para o passado. Para o futuro, para aqueles dentro da nossa comunidade de futebol, nossos torcedores, nossos patrocinadores, nossos políticos, nossos administradores. E para a @FIFA, que pode deixar um legado para todas as mulheres e meninas que jogam esse esporte bonito”.

Uma apuração feita pelo canal Sky Sports descobriu que a quantia da FIFA destinada para as jogadoras é de R$ 529 milhões. Na última edição masculina do Mundial, disputada em 2022, a entidade pagou R$ 1,8 bilhão aos atletas que estiveram no Qatar.

Igualdade dentro da federação

Seguindo a igualdade de gênero, a Federação de Futebol da Austrália vai pagar o mesmo valor que pagaram para a seleção masculina. Na Copa do Mundo do ano passado, os homens foram eliminados nas oitavas de final para a campeã Argentina. O placar desta partida foi de 2 a 1. Os sul-americanos abriram 2 a 0, mas quase se complicaram nos momentos finais do jogo.

Jogos da primeira fase

A Austrália, citada na abertura deste texto, está no Grupo B. As Matildas terão como adversárias na primeira fase os seguintes países: Canadá, Irlanda e Nigéria. Eles estão em busca do seu primeiro título da Copa do Mundo Feminina.

 De 1995 até agora, esta seleção participou de todas as edições do torneio da FIFA. Nos anos de 1995, 1999 e 2003, a equipe nem passou da fase de grupos. Já em 2007, 2011 e 2015 caiu nas quartas de final. Em 2019, na última Copa, realizada na França, as australianas perderam nas oitavas para a Noruega.

Disputa da Copa do Mundo Feminina 2023

A nona edição da Copa sob a batuta da FIFA vai ser realizada na Austrália e na Nova Zelândia. O pontapé da competição será dado na madrugada desta quinta-feira (20).

Às 4h, no horário de Brasília, Nova Zelândia e Noruega medirão forças pela primeira rodada do Grupo A. Este confronto será realizado no Eden Park Stadium, na cidade neozelandesa de Auckland. A final vai ser em 20 de agosto, na Austrália, às 7h, horário de Brasília, no Estádio Olímpico de Sydney, na Austrália.

A competição mundial terá 64 ao todo. São 32 seleções divididas em oito grupos – que vão do A ao H. Cada uma das chaves vai contar com quatro equipes. Somente as duas melhores se classificarão para a disputa das oitavas de final. Daí em diante os jogos vão ser decisivos e únicos. Isso quer dizer que em caso de derrota, a seleção voltará para casa. 

Leandro Gaignoux
302 artigos
Graduado em 2013, Leandro é um jornalista apaixonado por esportes. Iniciou sua trajetória profissional na Super Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, no Departamento de Esportes, em 2011, ainda como estagiário. Dois anos mais tarde, trabalhou na editoria de Cidade/Geral do Portal Manchete On-line. Desde 2017, atua como redator no fascinante mundo das apostas esportivas. Começou a colaborar para o Apostagolos em 2022.