18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Primeira semana de treino do Brasil na Austrália é aprovada

Friendly match of the Brazilian women s soccer team Brazil x Chile Brasilia (DF)
IMAGO / TheNews2

Jogar na Austrália e na Nova Zelândia não é fácil. O primeiro passo para um bom rendimento dentro de campo é se adaptar ao fuso. A diferença do Brasil em relação à Austrália é de 13, duas horas a menos que em relação à Nova Zelândia. Pensando nisso, a Seleção Brasileira Feminina chegou na Oceania no dia 4 de julho. O objetivo da comissão técnica é acelerar a adaptação.

As brasileiras estreiam na Copa do Mundo Feminina de 2023 apenas no dia 24. O primeiro adversário do Grupo F é o Panamá, às 8h, horário de Brasília, no Hindmarsh Stadium. O estádio fica situado na cidade australiana de Adelaide.  

Passada mais de uma semana de preparação para o torneio da FIFA, a avaliação da comissão técnica sobre o início de trabalho é positiva.

“O grande trabalho da fisiologia nesse momento tem sido todo o acompanhamento com questionários, junto com o departamento médico monitorando o sono. Assim fazemos ajustes individuais com orientações e individualização de carga de treino. O momento de forçar um pouquinho mais e o momento de reduzir um pouco mais a carga para que elas consigam se adaptar da melhor maneira possível”, explicou o fisiologista Rodrigo Morandi – em entrevista ao site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Neste momento, a seleção está na região de Gold Coast. A ida para Brisbane, onde irá realizar a segunda etapa da sua preparação, acontece apenas no dia 19 de julho.

A jovem atacante Gabi Nunes, de 26 anos, ficou cerca de três anos afastada do futebol por conta de sérias lesões. Foram três lesões consecutivas no ligamento cruzado anterior no joelho direito e esquerdo. Agora, no Mundial é a chance de sua redenção. Para a atleta, fazer uma boa preparação é muito importante antes da estreia.

“Já estamos vendo uma intensidade maior dos treinos em relação aos primeiros dias. Claro que no início tem que ter esse cuidado da viagem, mas agora a intensidade já está bem alta porque sabemos da importância de manter um nível alto, fisicamente também. Temos poucos dias para treinar alguns detalhes para a estreia na Copa do Mundo. Então, agora está cada vez aumentando e pegando um pouquinho mais e estarmos preparadas”, disse Gabi Nunes, também ao site da CBF.

Elenco brasileiro no Mundial

As 23 jogadoras que foram convocadas pela técnica sueca Pia Sundhage para a disputa da Copa do Mundo foram:

Goleiras

Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila (Santos)

Defensoras

Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF), Rafaelle (Arsenal) e Tamires (Corinthians)

Meio-campistas

 Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ana Vitória (Benfica) e Ary Borges (Racing Louisville)

Atacantes

 Andressa Alves (Roma), Geyse (Barcelona), Nycole (Benfica), Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride)

Já as atletas que ficam na lista de suplentes podem ser chamadas em caso de necessidade são:  a zagueira Tainara (Bayern de Munique), a atacante Aline Gomes (Ferroviária) e a meio-campista Angelina (OL Reign).

Leandro Gaignoux
302 artigos
Graduado em 2013, Leandro é um jornalista apaixonado por esportes. Iniciou sua trajetória profissional na Super Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, no Departamento de Esportes, em 2011, ainda como estagiário. Dois anos mais tarde, trabalhou na editoria de Cidade/Geral do Portal Manchete On-line. Desde 2017, atua como redator no fascinante mundo das apostas esportivas. Começou a colaborar para o Apostagolos em 2022.