18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Copa do Mundo agita a disputa entre empresas de redes sociais

Linda Sembrant of the Swedish women s national football team during a training session ahead of the FIFA Women s
IMAGO / Bildbyran

A Copa do Mundo Feminina vem numa firme escalada, conquistando mais espaço, recursos e interesse global a cada edição. Para a disputa de agora, 2023, que acontece na Austrália e na Nova Zelândia, empresas multinacionais do mundo das redes sociais têm protagonizado disputas pela produção de conteúdo do evento. Twitter e TikTok formaram parcerias para o período em que a Copa do Mundo Feminina será realizada na Oceania

Recentemente, no dia 13 de julho, a FIFA firmou uma parceria com o TikTok. Com este acordo é previsto que sejam publicados na rede social uma série de vídeos de bastidores do Mundial. Entre estes conteúdos estarão também entrevistas com jogadores, e mais.

Desde a Copa do Mundo Masculina, realizada no fim de 2022, no Qatar, a FIFA tem buscado ser mais presente nas redes sociais. A entidade que administra o futebol no planeta quer atrair fãs mais novos, que gostam de consumir conteúdo de forma mais rápida.

“Primeira colaboração oficial e a primeira vez em que a Fifa trabalha com uma plataforma de entretenimento para produção de conteúdo em torno da Copa do Mundo Feminina.”, trecho destacado no comunicado sobre a parceria entre a FIFA e o TikTok. A emissora é conhecida mundialmente por fazer grandes coberturas dos principais eventos esportivos da atualidade.

Seguindo a mesma tendência do mercado, o Twitter – outra rede social muito forte na internet – também assinou um acordo. A empresa norte-americana, comandada pelo empresário Elon Musk, fechou parceria com o tradicional canal, também americano, Fox Sports.

O canal de televisão conta com os direitos de transmissão da Copa do Mundo na Terra do Tio Sam. Quem acessar o perfil da empresa no Twitter terá acesso a diversos conteúdos especiais, assim como será feito no acordo entre o TikTok e a FIFA.

Período de disputa da Copa do Mundo Feminina 2023

O Mundial FIFA dá o seu pontapé no dia 20 de julho, no Eden Park Stadium, na Nova Zelândia. Nesta data, a partir das 4h, horário de Brasília, a bola vai rolar para o duelo Nova Zelândia x Noruega, pelo Grupo A.

Serão 64 partidas ao todo, com 32 seleções participando. Os países são divididos em oito grupos, do A ao H. Cada chave recebe quatro equipes. As duas melhores seleções de cada grupo irão se classificar de maneira direta para as oitavas de final. O formato é o mesmo usado na edição masculina.

Já a grande decisão – sonho de consumo de todos os países – está marcada para o dia 20 de agosto, um mês depois da abertura. A FIFA marcou o Estádio Olímpico de Sydney, na Austrália, como palco da final.

Com a administração e organização da entidade mundial que gera o futebol, a Copa do Mundo Feminina deste ano será a nona edição.

A seleção que mais títulos da competição tem é a dos Estados Unidos. Ao longo dos anos foram quatro títulos conquistados: 1991, 1999, 2015 e 2019. Atrás vem a Alemanha com dois troféus (2003 e 2007). Noruega (1998) e Japão (2011) têm um título cada.

Leandro Gaignoux
325 artigos
Graduado em 2013, Leandro é um jornalista apaixonado por esportes. Iniciou sua trajetória profissional na Super Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, no Departamento de Esportes, em 2011, ainda como estagiário. Dois anos mais tarde, trabalhou na editoria de Cidade/Geral do Portal Manchete On-line. Desde 2017, atua como redator no fascinante mundo das apostas esportivas. Começou a colaborar para o Apostagolos em 2022.

Artigos mais recentes

Pogba e Juventus planejam rescisão de contrato