O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, marcou presença, na terça-feira (25), na inauguração da Casa Conmebol, em Sydney, na Austrália. Este fato é importante para a pretensão brasileira em receber a Copa do Mundo Feminina em 2027. Caso isso aconteça será a primeira vez que a América do Sul receberá uma edição deste torneio.
“É um orgulho estar na Casa da Conmebol. É uma satisfação estar na casa que representa toda a força e a paixão do futebol vencedor do nosso continente. Fiz questão de prestigiar. Com todo o equipamento esportivo e de infraestrutura que dispomos, acreditamos que temos totais condições de realizar um belo Mundial. Receber a Copa do Mundo faz parte também do nosso projeto de crescer cada vez mais o futebol feminino pelo país, que é um dos pilares da minha gestão”, comentou o dirigente.
O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, também fez questão, durante o seu discurso, de apoiar a candidatura do Brasil.
“’O motivo da abertura deste espaço é aproximar o futebol do nosso continente a todos. Exibir a histórica tão rica do nosso futebol feminino e também mostrar que queremos trazer a Copa do Mundo de 2027 ao Brasil. Queremos que o mundo veja a magia do futebol na América do Sul.”
Na oportunidade, a ministra dos Esporte, Ana Moser, e o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, também prestigiaram a abertura da Casa Conmebol na Austrália.
O anúncio da FIFA de quando será a próxima edição do Mundial Feminino vai ser feito no dia 14 de maio do ano que vem. Na categoria masculina, o Brasil já sediou a competição em duas oportunidades: em 1950 e 2014.
América do Sul na Copa do Mundo Feminina 2023
Na atual edição da Copa do Mundo, a Conmebol conta com três representantes. As sul-americanas em ação nos gramados da Austrália e Nova Zelândia são: Brasil, Argentina e Colômbia.
Na primeira rodada da fase de grupos, as brasileiras e colombianas começaram com o pé direito. O Brasil ganhou de 4 a 0 do Panamá, enquanto que a Colômbia fez 2 a 0 diante da seleção da Coreia do Sul. Já as argentinas não tiveram a mesma sorte e competência. A Argentina foi derrotada, nos minutos finais, para a Itália pelo placar de 1 a 0.
A expectativa é que Brasil e Colômbia marquem presença nas oitavas de final. A Argentina, para isso, terá que buscar recuperação dentro da sua chave.
Próximos jogos do Brasil
A Seleção Brasileira lidera, de maneira isolada com três pontos, o Grupo F depois da estreia vitoriosa. Agora, as comandadas da técnica Pia Sundhage vão encarar a forte França, que vem de um 0 a 0 com a Jamaica. Jogo grande e importante. A vitória canarinha encaminhará a classificação às oitavas de final.
O duelo da segunda rodada vai ser disputado na manhã deste sábado (29), às 7h, horário de Brasília. Já o palco é o Brisbane Stadium, na cidade australiana de Brisbane.
Ainda na Austrália, agora no Melbourne Rectangular Stadium, o Brasil vai pegar a Jamaica pela terceira rodada. O jogo será em 2 de agosto, às 7h.
Saiba mais: Milene Domingues vê 3 sinais de evolução do Brasil