18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Pia Sundhage tem ótimos retrospectos em estreias com o Brasil

- maio - 2024
IMAGO / Sports Press Photo

Até agora, a treinadora sueca venceu todos os primeiros jogos que fez com a Seleção Brasileira

Às 8h, horário de Brasília, desta segunda-feira (24), o Brasil dará o pontapé na sua campanha na Copa do Mundo Feminina.  A estreia será contra o Panamá, pela primeira rodada do Grupo F, no Hindmarsh Stadium, na Austrália. No que depender do retrospecto da técnica Pia Sundhage no Brasil, nos jogos de abertura das competições, já dá para comemorar.  

Pia está comandando a Seleção Brasileira desde 2019, tendo assumido após a Copa deste ano, realizada na França. De lá para cá, a sueca foi responsável pela equipe nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, disputado em 2021, e também na Copa América de 2022, na Colômbia.

Em solo japonês, o Brasil começou a sua campanha exibindo um futebol de gala. A equipe não só venceu, como goleou, as chinesas pelo placar de 5 a 0. Nesta competição, as brasileiras foram eliminadas para as canadenses, nas quartas de final. A eliminação foi nos pênaltis, depois do empate de 0 a 0. O Canadá, por sinal, foi até o final das Olimpíadas e faturou a medalha de ouro, ganhando da Suécia na decisão.

Já na competição sul-americana, a Copa América, a estreia foi contra a Argentina, também com uma goleada. O placar foi de 4 a 0. Diferente do que aconteceu nos Jogos Olímpicos, aqui nesta competição, o Brasil levantou o caneco ao derrotar as donas da casa.

Como o adversário da Copa do Mundo não é uma equipe de renome mundial na categoria, dá para imaginar um triunfo.

Jogos do Brasil no Mundial

Além deste jogo contra as panamenhas, o Brasil fará mais duas partidas pelo Grupo F da Copa do Mundo 2023. Na segunda rodada, as brazucas terão uma pedreira pela frente. Elas vão encarar a forte seleção da França, apontada como favorita para passar em primeiro na chave. Este jogo será no dia 29 de julho, às 7h, horário de Brasília, no Brisbane Stadium, na cidade australiana de Brisbane.

Já o fechamento do Grupo F será diante da Jamaica. Também às 7h, no Melbourne Rectangular, em Melbourne, na Austrália, o Brasil entra em campo para fechar a sua participação na primeira fase. A expectativa é que as comandadas da Pia Sundhage consiga a classificação para as oitavas de final.

Onde assistir?

Os jogos da Seleção Brasileira vão passar na Globo, na televisão aberta, como também na Sport, na televisão fechada. Quem preferir ver pelo Youtube ou então pelo Twitch é só sintonizar no canal da CazéTV. Esta terceira opção será totalmente gratuita.

Jogadoras convocadas

Goleiras

Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila (Santos)

Defensoras

Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF), Rafaelle (Arsenal) e Tamires (Corinthians)

Meio-campistas

 Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ana Vitória (Benfica) e Ary Borges (Racing Louisville)

Atacantes

 Andressa Alves (Roma), Geyse (Barcelona), Nycole (Benfica), Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride)

A zagueira Tainara (Bayern de Munique) e a atacante Aline Gomes (Ferroviária) estão na lista de suplentes.

Leandro Gaignoux
302 artigos
Graduado em 2013, Leandro é um jornalista apaixonado por esportes. Iniciou sua trajetória profissional na Super Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, no Departamento de Esportes, em 2011, ainda como estagiário. Dois anos mais tarde, trabalhou na editoria de Cidade/Geral do Portal Manchete On-line. Desde 2017, atua como redator no fascinante mundo das apostas esportivas. Começou a colaborar para o Apostagolos em 2022.