18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Tabela e grupos Copa do Mundo Feminina 2023

Copa do Mundo Feminina - fevereiro - 2024
Copa do Mundo Feminina 2023. IMAGO / Independent Photo Agency

Austrália e Nova Zelândia serão as anfitriãs da Copa do Mundo Feminina 2023. A competição reúne as 32 melhores seleções do futebol feminino, incluindo o Brasil, e terá início no dia 20 de julho com a final agendada para 20 de agosto.

Neste artigo vamos apresentar o formato da Copa do Mundo feminina, seleções que participarão e seus respectivos grupos, bem como previsões para a maior competição de futebol feminino do mundo.

Os grupos da Copa do Mundo Feminina 2023

Os grupos da Copa do Mundo Feminina 2023 foram definidos por sorteio conforme segue abaixo.

GrupoSeleções
ANova Zelândia
Noruega
Filipinas
Suíça
BAustrália
Irlanda
Nigéria
Canadá
CEspanha
Costa Rica
Zâmbia
Japão
DInglaterra
Haiti
Dinamarca
China
EEstados Unidos
Vietnã
Holanda
Portugal
FFrança
Jamaica
Brasil
Panamá
GSuécia
África do Sul
Itália
Argentina
HAlemanha
Marrocos
Colômbia
Coreia do Sul

Os jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina 2023

O Brasil estreia na Copa do Mundo Feminina 2023 contra o Panamá. A partida de estreia da seleção brasileira de futebol feminino está agendada para o dia 24 de julho às 8h00 no Hindmarsh Stadium, em Adelaide.

Na 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina, o Brasil enfrentará a sua maior desafiante dessa etapa, a França. O jogo entre brasileiras e francesas será no Lang Park, em Brisbane, e terá início às 7h do dia 29 de julho.

As brasileiras encerram sua participação na fase de grupos da Copa do Mundo de Futebol Feminino no dia 2 de agosto a partir das 7h contra a Jamaica. Esse jogo será no Melbourne Rectangular Stadium, em Melbourne.

O formato da Copa do Mundo Feminina 2023

O formato da Copa do Mundo Feminina 2023 será o mesmo de outras edições desse torneio. Ou seja, as seleções são divididas em grupos com um número específico de equipes em cada um.

Entretanto, para a edição de 2023, uma das mudanças foi no número de seleções que participaram da competição. Afinal, em 2019 haviam 24 equipes e, neste ano, serão 32 times disputando o título.

Outro fato curioso da Copa do Mundo Feminina 2023 é que será a primeira vez que dois países serão anfitriões da competição. Apesar de algumas mudanças em seu formato, outras características desse torneio continuam as mesmas.

Por exemplo, a Copa do Mundo de Futebol Feminino continua tendo duas fases, sendo a 1ª delas a fase de grupos e a 2ª a eliminatória, as quais vamos apresentar mais detalhes a seguir.

Fase de grupos

Durante a fase de grupos, todas as seleções jogam entre si em partida única. O sistema de pontos é o mesmo de outras competições de futebol. Em outras palavras, uma vitória vale 3 pontos, o empate 1 ponto e a derrota não gera pontos.

É com base na classificação de cada seleção durante a fase de grupos que é garantida vaga para a fase eliminatória – similar ao formato da Copa do Mundo de Futebol Masculino. Ou seja, as 2 melhores equipes seguem para a fase eliminatória.

A título de curiosidade, o critério de desempate em ordem de importância na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina é: saldo de gols, gols marcados, confronto direto, fair play – número de cartões, e, por fim, se necessário, sorteio.

Leticia Silva, women BRA 12 Kathellen Feitoza, women BRA 3 Rafaelle Souza, women BRA 4 compete for the ball, tackling
IMAGO / ActionPictures

Fase eliminatória

A fase eliminatória da Copa do Mundo Feminina 2023 acontece em jogo único onde quem perder é eliminada da competição. As duas melhores equipes de cada grupo seguem para essa fase.

Nesse caso, os jogos são disputados com 90 minutos e, se necessário, com 2 períodos de tempo extra de 15 minutos – em caso de empate no período regulamentar. Caso o empate persista durante a prorrogação, a partida vai para a cobrança alternada de pênaltis.

Todos os cartões amarelos recebidos pelas jogadoras na fase de grupos são válidos até as quartas de final. Na semifinal, por sua vez, os cartões são zerados e só fica fora da final quem for expulsa na semifinal.

Perguntas frequentes sobre a Copa do Mundo Feminina 2023

Como será o formato da competição da Copa do Mundo Feminina de 2023?

Serão 32 seleções que estão distribuídas em 8 grupos com 4 equipes em cada. As duas melhores colocadas em cada grupo seguem para a fase eliminatória, onde vence quem conseguir vencer as suas adversárias.

Quantas seleções vão jogar o próximo Mundial Feminino em 2023?

O Mundial Feminino em 2023 terá 32 seleções, sendo 8 equipes a mais do que a edição de 2019.

Como funciona a Copa do Mundo Feminina?

Na Copa do Mundo Feminina 32 seleções são divididas em 8 grupos com 4 times em cada um. Durante a fase de grupos, as duas seleções que conseguirem a melhor campanha seguem para a fase eliminatória, onde as equipes jogam jogos eliminatórios para ver quem será a grande campeã.

Douglas Nunes
211 artigos
Jornalista com especialização em jornalismo esportivo, passou por assessorias, clubes de futebol e jornais até chegar à rede digital. Já atua há mais de seis anos com conteúdo de apostas esportivas, e também produz conteúdo para o canal Outro Lado da História.