18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Renato Gaúcho é apresentado e comanda primeiro treino no Flamengo

Renato Gaúcho é o novo técnico do Flamengo e, nesta segunda-feira, foi apresentado no Ninho do Urubu. Em seguida, ele comandou o primeiro treino no comando do Rubro-Negro. A estreia de Renato será nesta quarta-feira, na partida contra o Defensa y Justicia (ARG), fora de casa, pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores.

Saiba como apostar na Liberta!

– É um prazer estar aqui nessa oportunidade de treinar um grande. Falei que tinha esse sonho e hoje estou realizando. Todo técnico tem que pensar grande e alto. Na minha opinião, o Flamengo é a mesma coisa do que a Seleção Brasileira – disse Renato, em suas primeiras palavras como técnico do Flamengo.

Essa é a primeira vez de Renato Gaúcho como técnico do Flamengo. Como jogador, ele foi ídolo da torcida rubro-negra. Foram 211 jogos com 68 gols marcados e títulos importantes conquistados, como o Brasileirão de 1987 e a Copa do Brasil de 1990.

– É emocionante. Título é sempre título. Hoje à frente do Flamengo é um título que eu ainda não tenho como treinador. Lembro até hoje de ter dado volta olímpica em 87 no Maracanã. Espero que com esse grupo, agora como treinador, eu possa realizar esse sonho – afirmou Renato.

O primeiro treino no comando do Mais Querido começou com um bate-papo com os novos comandados. Depois, uma atividade no campo. E Gabigol, que se reapresentou nesta segunda ao clube após a disputa da Copa América, mostrou desenvoltura com vários gols marcados.

Será Renato o responsável por colocar nos eixos a relação de Gabi com a diretoria rubro-negra, que vem em crise há algumas semanas. Ao que parece, não será uma tarefa difícil para Renato Gaúcho.

Outros trechos da entrevista

Sensação de comandar o Flamengo“Quando eu jogava pelo Grêmio, eu tinha um sonho de um dia jogar no Flamengo, no Maracanã, ao lado de um grande ídolo que era o Zico. Em 87 pude realizar esse sonho. Quando se fala de Flamengo, todo mundo sonha jogar ou treinar o Flamengo. Como jogador realizei esse sonho. E como treinador vou dar continuidade a esse trabalho”.

Cobrança proporcional ao investimento“Se você gastar R$ 100 por mês num clube, você vai ser cobrado. Se gastar R$ 100 milhões, vai ser cobrado. Acho que todo torcedor quer ver o time campeão. Claro que quando você gasta muito e qualifica seu grupo, você tem mais chances. O PSG, quanto ele gastou? E não foram campeões. No Flamengo, as chances de conquistar são maiores, sem dúvidas. Palmeiras, Atlético, Flamengo gastaram muito e, por isso, chegam toda hora”.

Elenco“O elenco é maravilhoso, muito forte. Se vai ganhar tudo, vamos trabalhar para isso. Palmeiras, Atlético-MG também querem. Todo mundo quer. Qual clube entra na competição e não quer ganhar? Mas o elenco do Flamengo é forte, sim. Perdeu algumas peças? Perdeu. Mas ainda é muito forte”.

Relação com a torcida“Nos últimos dias, eu estava na praia e tive que ir embora pelo excesso de carinho, de fotos. A torcida pode ficar tranquila que trabalho não vai faltar. Vamos trabalhar para que a gente possa continuar dando alegria ao torcedor”.

Comparação com Jorge Jesus “Na época do Jorge, ele fez um excelente trabalho, conquistou. Domènec e Ceni tentaram, e eu vou continuar tentando também. Mas cada um tem seu trabalho, suas ideias. Todos eles, antes do Jesus, o próprio Jesus, depois o Dome, Ceni, todo mundo tentou. Eu vou continuar tentando e trabalhando. Se todo clube que contratasse um treinador tivesse 100% de certeza de que seria campeão, ele assinava um contrato de 10 anos”.

Confira a entrevista completa abaixo.