Após a goleada do Brasil sobre o Panamá, na estreia da seleção na Copa do Mundo Feminina, a técnica Pia Sundhage falou com os jornalistas. As brasileiras venceram as panamenhas por 4 a 0, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo F. O jogo foi no Hindmarsh Stadium, situado na cidade de Adelaide, na Austrália.
“Estou feliz, era o primeiro jogo, o que é sempre complicado. Jogamos muito bem, criamos inúmeras oportunidades, fizemos quatro gols. Mas agora é pensar na França, um adversário totalmente diferente. Importante é que ganhamos confiança com essa estreia. Eu não ensino nada a elas quando estão em situação de gol. Elas são brasileiras. São imprevisíveis. Encontram muitas soluções diferentes para o ataque. No lance do terceiro gol, que foi lindo, típico do Brasil, eu achava que a Ary ia chutar para a concluir a jogada”, comentou a treinadora sueca.
Das 23 jogadoras que representam o Brasil, nove nunca tinham disputado o torneio da FIFA. Aliviada com a vitória, ela revelou que chegou a ficar preocupada com esta questão.
“Estava preocupada para ver como se portariam. Foram todas muito bem. Estou orgulhosa delas. Nossa equipe tem uma alegria contagiante, que envolve muita energia e isso passa para os outros jogos.”
As novatas eram: Letícia, Antônia, Lauren, Bruninha, Duda Sampaio, Adriana, Gabi Nunes, Kerolin e Ary Borges. Esta última jogadora, por sinal, fez ainda mais história. Ary Borges marcou os três dos quatro gols da vitória brasileira.
Ary, que tem 23 anos, é a jogadora brasileira mais nova a fazer gol com a camisa do Brasil. Vale registrar que, além dela, outras jogadoras também fizeram gols em uma única partida de Copa. Foram os casos de Sissi (1999), Cristiane (2019) e Pretinha (1999).
Mesmo com a atuação de gala, a jovem atleta acabou deixando o campo de jogo. Pia Sundhage, na coletiva, brincou com a substituição feita. Ela já tinha feito o hat-trick, aí eu tive que tirá-la. Também queria ver a Marta em ação. Ela está sem ritmo de jogo e queríamos prepará-la para os próximos compromissos na Copa”, concluiu a treinadora do Brasil
Com a vitória também é mantido o tabu de que a Pia nunca perdeu uma estreia de competição defendendo a Seleção Brasileira. Agora, a equipe canarinha lidera o Grupo F, na primeira posição, de maneira isolada, tendo três pontos ganhos.
Próximos jogos
Sábado agora, dia 29 de julho, a Seleção Brasileira entra em campo novamente na Oceania. Desta vez, o compromisso é mais encardido, já que o jogo é diante da França. As francesas contam com uma equipe forte. No entanto, elas vêm de um tropeço ao empatarem em 0 a 0 com a Jamaica na primeira rodada. A partida será às 7h. horário de Brasília, no Brisbane Stadium, na cidade de Brisbane, na Austrália
Já na terceira e última rodada do Grupo F, também na Austrália, e às 7h, a bola rola para Brasil x Jamaica. O duelo será no Melbourne Stadium, na cidade de Melbourne.