18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Morre Pelé aos 82 anos – Relembre a vida do Rei do Futebol

Morre Pelé
Pelé morreu aos 82 anos Foto: IMAGO / Sven Simon

Após 1 mês internado, Pelé morreu nesta quinta-feira, 29 de dezembro, aos 82 anos. O rei do futebol lutava contra um câncer de cólon. Ele estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro. A informação foi divulgada pela TV Globo. A família ainda não divulgou detalhes do sepultamento, mas ele deve acontecer na Vila Belmiro.

Pelé foi o Rei do Futebol. Edson Arantes do Nascimento foi campeão da Copa do Mundo três vezes (em 1958, 1962 e 1970) , o maior artilheiro de todos os tempos com 1.283 gols marcados e jogador do século eleito pela Fifa.

O Apostagolos.com relembra como foi a vida do maior atleta da história do Brasil.

Pelé - fevereiro - 2023
Pelé foi o Rei do Futebol e eleito o jogador de futebol do século pela Fifa. Foto: Ricardo Stuckert/CBF

Vida pessoal

Pelé nasceu em Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940.

Edson é filho de Celeste Arantes do Nascimento e João Ramos do Nascimento, o Dondinho. Foi com o pai que Pelé aprendeu a ser um craque de futebol. Dondinho também era jogador e passou pelo Atlético Clube, Atlético Mineiro e outros clubes.

Em 1966, Pelé se casou com Rosemeri Cholbi. O casal teve três filhos: Kelly Cristina, Édson Cholbi e Jennifer.

Pelé tem ainda mais duas filhas: Flávia Kurtz e Sandra Regina. Em 1994, o ex-jogador se casou com Assíria Lemos, com quem tem os gêmeos Joshua e Celeste.

Carreira

Pelé foi revelado pelo Santos em 1957. Em seu primeiro jogo como profissional, o Rei do Futebol marcou quatro gols pelo Peixe. O eterno camisa 10 fez história e levou o alvinegro a se tornar um dos principais clubes do futebol mundial.

Em 1959, o Santos realizou uma excursão para a Europa em que Pelé desmonstrou todo o seu talento, marcando 28 gols em partidas. O Rei do Futebol recebeu muitas propostas para atuar na Europa, Pelé preferiu permanecer no Santos. O casamento de Pelé e o clube foi marcante. No total, foram 18 anos, seis meses e 26 dias de parceria.

Depois, já aposentado da Seleção Brasileira, Pelé jogou nos três últimos anos de sua carreira no New York Cosmos, nos Estados Unidos.

Pelé - fevereiro - 2023
Pelé jogou no Santos por mais de 18 anos. Foto: IMAGO / United Archives

Seleção Brasileira

O craque jogou pela Seleção Brasileira de 1957 a 1971. No total, foram 113 jogos com a camisa do Brasil. No total, foram 95 gols marcados em 84 vitórias, 15 empates e 14 derrotas com o time.

Além de três Copas do Mundo, Pelé conquintou outros títulos com o Brasil:  Copa Roca (1957 e 1963), Taça do Atlântico (1960), Taça Oswaldo Cruz (1958, 1962 e 1968) e Taça Bernardo O’Higgins (1959).

Pelé - fevereiro - 2023
Pelé treinando um gol de bicicleta em 1965. Foto: IMAGO / TT

Copas do Mundo

O atleta disputou sua primeira Copa do Mundo em 1958, com apenas 17 anos de idade. O jogador brilhou desde o início e marcou seis gols, sendo a peça fundamental para a conquista do Mundial disputado na Suécia. Foi a primeira vitória do Brasil na história das Copas do Mundo.

Pelé é o único atleta a ganhar três edições Copas do Mundo. O jogador voltou a levantar as taças no bicampeonato em 1962, no Chile, e no tricampeonato em 1970, no México.

Pelé - fevereiro - 2023
Pelé ganhou três Copas do Mundo. Foto: Ricardo Stuckert/CBF

Homenagens e legado de Pelé

Em 2020, o eterno camisa 10 da Seleção Brasileira foi homenageado pela CBF com a produção de uma estátua do Rei, que fica no Museu da Seleção Brasileira, na sede da CBF, no Rio.

No centro histórico de Santos, há o Museu Pelé que apresenta a trajetória do atleta. O acervo conta com chuteiras, camisas, bolas, fotos, vídeos e muitos outros itens que ajudam a contar a história jogador de futebol.

O Rei do Futebol lançou a Fundação Pelé, voltada a ajudar organizações em todo o mundo para capacitar crianças. As ações buscam aliviar a pobreza e facilitar o acesso à educação.

O último aniversário de Pelé

O ex-jogador completou 82 anos no dia 23 de outubro. Na ocasião, Pelé usou as redes sociais para agradecer o carinho dos fãs. “A vida é muito boa. Obrigado por tudo o que tenho recebido.”, escreveu na ocasião.

Problemas de saúde

No dia 2 de dezembro, Pelé foi internado para uma reavaliação da quimioterapia feita para combater um tumos no colón identificado em setembro de 2021. O ex-jogafor não responde mais ao tratamento que vinha fazendo e segue recebendo cuidados paliativos de sua equipe médica, de acordo com a Folha de S. Paulo. O craque teve metástases no intestino, pulmão e fígado.

Leia também: Documentário mostra a vida e obra de Diego Maradona em Nápoles

Marcela Medeiros
155 artigos
Marcela Medeiros é jornalista da área de economia há 10 anos. Trabalhou em grandes veículos de comunicação no Rio de Janeiro, como os jornais Ex ...

Artigos mais recentes

Vinicius Júnior chega a 200 jogos com a camisa do Real Madrid

Lesão pode tirar Mbappé do jogo do PSG contra o Bayern, pela Champions

Betfair vira patrocinadora master do Cruzeiro