18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Ministra do Esporte do Brasil irá ao Mundial Feminino

Ana Moser
IMAGO / Fotoarena

A Ministra do Esporte, Ana Moser, embarca nos próximos dias para a Oceania, onde acompanhará a Copa do Mundo Feminina 2023. Além de representar a pasta do esporte no Brasil, ela irá representar o presidente Lula.

Ana Moser vai marcar presença no pontapé do torneio da FIFA, nesta quinta-feira (20). O jogo de abertura será Nova Zelândia x Noruega, pela rodada 1 do Grupo A. A bola rola às 4h, horário de Brasília, no Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia.

Quatro dias depois, 29 de julho, vai ser a vez da ministra acompanhar a estreia da Seleção Brasileira. Neste dia, as comandadas da técnica Pia Sundhage encaram a equipe do Panamá, no Hindmarsh Stadium, em Adelaide. Esta cidade fica na Austrália. Depois destes dois jogos, ela voltará ao país.

Além de representar o governo brasileiro na Oceania, Ana Moser tem como objetivo articular para a próxima edição da Copa, em 2027, seja no Brasil. Caso o país seja escolhido pela FIFA, a América do Sul fará história no futebol feminino.

“A grande novidade para o futebol feminino mundial seria a primeira Copa do Mundo da América do Sul. É uma região que tem um campo de crescimento grande para o futebol feminino. Para nós, no Brasil, seria importantíssimo, na medida em que a gente tem priorizado o desenvolvimento do futebol feminino, com uma estratégia de apoio ao desenvolvimento da modalidade, que estamos para apresentar,” disse Ana Moser ao site do Governo Federal.

De acordo com o site governamental, a Estratégia Nacional de Futebol Feminino, que foi assinada por Lula neste ano, apresenta uma série de compromissos. Entre eles estão: condições de disputa de campeonatos internos, planos de carreira de atletas, ampliação de metodologias, especializações, espaços de iniciação esportiva e centros de treinamento. Funciona como uma carta de intenções para a FIFA.

Ponto facultativo

O Governo Federal declarou na semana passada ponto facultativo nos dias em que a Seleção Brasileira estiver em campo no Mundial. A decisão dá direito ao funcionário público se ausentar para ver o jogo e voltar ao trabalho até duas horas mais tarde.

Quando a partida começar às 7h, a volta será até 11h. Já nos duelos que se iniciarão às 8h, o retorno deverá ser ao meio-dia. No caso de empresas da iniciativa privada, os funcionários devem combinar com os seus empregadores.

Dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina 2023

No momento, a participação brasileira na competição conta com três jogos garantidos – todos na Austrália. O primeiro é dia 24, contra o Panamá, no Hindmarsh Stadium, em Adelaide, às 7h, horário de Brasília. O segundo será no dia 29, também de julho, uma hora mais tarde, no Brisbane Stadium, na cidade de Brisbane, com a França.

Agora, fechando o Grupo F, também às 7h, será a vez do Brasil pegar a Jamaica. Este duelo vai ser disputado no Melbourne Rectangular, situado na cidade de Melbourne. As próximas partidas vão depender da classificação das brazucas e também de outras equipes.

Leandro Gaignoux
326 artigos
Graduado em 2013, Leandro é um jornalista apaixonado por esportes. Iniciou sua trajetória profissional na Super Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, no Departamento de Esportes, em 2011, ainda como estagiário. Dois anos mais tarde, trabalhou na editoria de Cidade/Geral do Portal Manchete On-line. Desde 2017, atua como redator no fascinante mundo das apostas esportivas. Começou a colaborar para o Apostagolos em 2022.

Artigos mais recentes

Rodinei renova contrato com o Olympiacos, da Grécia