A Ministra do Esporte, Ana Moser, embarca nos próximos dias para a Oceania, onde acompanhará a Copa do Mundo Feminina 2023. Além de representar a pasta do esporte no Brasil, ela irá representar o presidente Lula.
Ana Moser vai marcar presença no pontapé do torneio da FIFA, nesta quinta-feira (20). O jogo de abertura será Nova Zelândia x Noruega, pela rodada 1 do Grupo A. A bola rola às 4h, horário de Brasília, no Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia.
Quatro dias depois, 29 de julho, vai ser a vez da ministra acompanhar a estreia da Seleção Brasileira. Neste dia, as comandadas da técnica Pia Sundhage encaram a equipe do Panamá, no Hindmarsh Stadium, em Adelaide. Esta cidade fica na Austrália. Depois destes dois jogos, ela voltará ao país.
Além de representar o governo brasileiro na Oceania, Ana Moser tem como objetivo articular para a próxima edição da Copa, em 2027, seja no Brasil. Caso o país seja escolhido pela FIFA, a América do Sul fará história no futebol feminino.
“A grande novidade para o futebol feminino mundial seria a primeira Copa do Mundo da América do Sul. É uma região que tem um campo de crescimento grande para o futebol feminino. Para nós, no Brasil, seria importantíssimo, na medida em que a gente tem priorizado o desenvolvimento do futebol feminino, com uma estratégia de apoio ao desenvolvimento da modalidade, que estamos para apresentar,” disse Ana Moser ao site do Governo Federal.
De acordo com o site governamental, a Estratégia Nacional de Futebol Feminino, que foi assinada por Lula neste ano, apresenta uma série de compromissos. Entre eles estão: condições de disputa de campeonatos internos, planos de carreira de atletas, ampliação de metodologias, especializações, espaços de iniciação esportiva e centros de treinamento. Funciona como uma carta de intenções para a FIFA.
Ponto facultativo
O Governo Federal declarou na semana passada ponto facultativo nos dias em que a Seleção Brasileira estiver em campo no Mundial. A decisão dá direito ao funcionário público se ausentar para ver o jogo e voltar ao trabalho até duas horas mais tarde.
Quando a partida começar às 7h, a volta será até 11h. Já nos duelos que se iniciarão às 8h, o retorno deverá ser ao meio-dia. No caso de empresas da iniciativa privada, os funcionários devem combinar com os seus empregadores.
Dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina 2023
No momento, a participação brasileira na competição conta com três jogos garantidos – todos na Austrália. O primeiro é dia 24, contra o Panamá, no Hindmarsh Stadium, em Adelaide, às 7h, horário de Brasília. O segundo será no dia 29, também de julho, uma hora mais tarde, no Brisbane Stadium, na cidade de Brisbane, com a França.
Agora, fechando o Grupo F, também às 7h, será a vez do Brasil pegar a Jamaica. Este duelo vai ser disputado no Melbourne Rectangular, situado na cidade de Melbourne. As próximas partidas vão depender da classificação das brazucas e também de outras equipes.