A atacante Marta, principal jogadora da Seleção Brasileira, estará em ação na Copa do Mundo Feminina 2023. A edição da Nova Zelândia e Austrália vai ser a sexta em que a jogadora alagoana participa do torneio da FIFA.
Pelo terceiro grande evento seguido, desde o Mundial de 2019, passando pelas Olimpíadas de Tóquio, ela optou por não ter patrocínio de materiais esportivos. Este fato se deve em virtude de um protesto protagonizado pela atleta. Segundo ela, os valores que foram oferecidos pelas empresas não condizem com a sua história no esporte. A chuteira da Marta será toda preta e levará a mensagem “Go Equal” – movimento que busca um protagonismo feminino maior dentro do futebol.
Vale ressaltar que Marta foi eleita seis vezes a Melhor Jogadora de Futebol, em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018. Ninguém, nem se contar com o futebol masculino, tem mais gols que ela na história dos mundiais. A brasileira esteve em campo nas edições de 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019, fazendo 17 gols no total
Marta também foi escolhida como “Embaixadora da Boa Vontade”, da ONU, no programa da entidade que prevê igualdade de gênero no esporte.
E depois da Copa do Mundo, o que vai acontecer?
Passada a disputa do Mundial da Oceania, a Rainha do Futebol já sabe o que fazer. Ela quer realizar um outro sonho: o da maternidade.
“Sempre tive esse desejo, essa vontade. Não tenho uma foto de quando eu era bebê, pela dificuldade da minha família. Minha mãe criou a gente sozinha. Éramos quatro filhos. Ela não tinha condições de pedir um fotógrafo para tirar uma foto. Quando pediu, deve ter perdido”, disse Marta, em entrevista concedida ao programa Esporte Espetacular, da TV Globo.
Se engana quem acha que a Marta vai pendurar as chuteiras e se aposentar da Seleção Brasileira. Hoje com 37 anos, ela tem o desenho de fechar a sua carreira com sete edições de Copa do Mundo.
Caso isso aconteça, a atleta alagoana irá atingir a meta de uma velha conhecida. A ex-jogadora Formiga conseguiu estar em campo em sete oportunidades (1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019. Ninguém no Brasil, nem entre os homens, jogou mais mundiais do que a Formiga.
Brasil na Copa do Mundo 2023.
Panamá, França e Jamaica. Estes são os três adversários da Seleção Brasileira no Grupo F da Copa do Mundo 2023. Todas as três partidas serão disputadas na Austrália.
O primeiro desafio é contra as panamenhas, na estreia. Este jogo será na próxima segunda-feira, dia 24 de julho, às 8h, horário de Brasília. A partida será no Hindmarsh Stadium, em Adelaide.
Na sequência, no dia 29, o encontro é contra as francesas, às 7h, no Brisbane Stadium, localizado na cidade de Brisbane. Já o encerramento da primeira fase será contra as jamaicanas, em 2 de agosto, também às 7h, só que no Melbourne Rectangular Stadium, na cidade de Melbourne.