A Fórmula 1 está volta para a quarta etapa da temporada, o Grande Prêmio do Azerbaijão, a ser disputado no próximo domingo, dia 30. Será o terceiro circuito de rua em quatro provas até agora. O Apostagolos.com foi atrás para descobrir quem é o maior pontuador da história da categoria nesse tipo de pista, que desafia os pilotos pela velocidade sem áreas de escape, com chance de erro quase zero.
Fórmula 1 e os circuitos de rua
Critérios e pontuação
O levantamento considerou desde a primeira corrida de Fórmula 1 nas vias de uma cidade, em Monaco, em 1950, até a terceira etapa da atual temporada, nas ruas de Melbourne, na Austrália. Foram 204 corridas até o último GP da Austrália.
Para colocar os pilotos dos mais de 70 anos de Fórmula 1 no mesmo patamar, o Apostagolos.com atribuiu a todas as corridas o mesmo sistema de pontuação em vigor atualmente.
O maior pontuador da Fórmula 1
Lewis Hamilton aparece como o piloto que mais pontuou em circuitos de rua na história da Fórmula 1, com 988 pontos. Os últimos 18 vieram com o segundo lugar no Grande Prêmio da Austrália. Se terminar ao menos em quarto nas ruas de Baku, o inglês, que é também o maior pontuador geral da Fórmula 1, atingirá a marca de 1000 pontos em circuitos de rua.
Veja: Fittipaldi aposta em Hamilton de volta ao topo da Fórmula 1
Completam o pódio Sebastian Vettel, com 862 pontos, e Fernando Alonso, com 672. Pesa a favor dos pilotos atuais o fato de que a Fórmula 1 ganhou com o passar dos anos mais corridas por temporada e consequentemente, mais circuitos de rua.
Maior vencedor em circuitos de rua
Lewis Hamilton também é o maior vencedor em provas realizadas em um espaço urbano. São 18 vezes cruzando a linha de chegada em primeiro lugar. Mas o restante do Top-10 muda consideravelmente.
Depois do inglês, aparecem Michael Schumacher (16), Ayrton Senna (15), Sebastian Vettel (14), Alain Prost (8), Fernando Alonso (7), Nico Rosberg (7), Max Verstappen (6), Nelson Piquet (6) e Graham Hill (5).
Rei de Monaco
Um dos maiores pilotos de todos os tempos, Ayrton Senna ganhou o apelido de Rei de Monaco, pelo desempenho incrível que tinha no principal circuito de rua da Fórmula 1 – até hoje é o maior vencedor no principado, com seis vitórias.
No geral, o brasileiro aparece em oitavo lugar na lista dos pilotos com mais pontos em circuitos de rua, com 449. Mas um cálculo diferente ajuda a mostrar a grandeza do tricampeão nesse tipo de pista. Na média de pontos conquistado por prova em circuito de rua, ele fica atrás apenas de Hamilton e Vettel.
Brasileiros no Top-10
Outros dois pilotos brasileiros aparecem entre os dez maiores pontuadores em circuitos de rua: Nelson Piquet e Rubens Barrichello.
O tricampeão mundial soma 421 pontos em 54 corridas de rua na principal categoria do automobilismo. Já Barrichello tem a mesma pontuação, com 63 circuitos de rua no currículo. Ele fecha a lista do Top-10.
Grande Prêmio do Azerbaijão
Neste fim de semana, um dos mais recentes circuitos de rua da Fórmula 1 vai acontecer. A corrida pelas ruas de Baku aconteceu pela primeira vez em 2017. Em 2020, ela não ocorreu devido às mudanças no calendário causadas pela pandemia da Covid-19.
A etapa tem sido marcada pela imprevisibilidade. Em cinco corridas no Azerbaijão, foram cinco vencedores diferentes: Daniel Ricciardo (2017), Lewis Hamilton (2018), Valteri Bottas (2019), Sérgio Perez (2021) e Max Verstappen (2022).