18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Flamengo supera Palmeiras, Boca e River na Libertadores; veja

Flamengo - outubro - 2024
Flamengo é o atual detentor do título da Libertadores. Crédito: IMAGO/ Action Plus

O Flamengo é o time com melhor aproveitamento de pontos entre todos os 32 que disputarão a fase de grupos da Libertadores deste ano. Atual campeão, o rubro-negro supera o Palmeiras e os gigantes argentinos Boca Juniors e River Plate.

Confira: Flamengo vence primeiro jogo da final do Carioca

Levantamento do Apostagolos.com mostra os dez times com maior aproveitamento de pontos na principal competição continental, cuja fase de grupos terá início na terça-feira (4/4). Foi dada a largada para se descobrir qual é o melhor time do continente.

TimeJogosTítulosAproveitamento (%)
Flamengo162364,2
Palmeiras222362,6
Boca Juniors316660,6
Argentinos Juniors33158,6
Corinthians132158
Fluminense68057,8
River Plate381457,6
Racing102157,5
Internacional140257,1
Atlético-MG117155,8
Veja os dez times com melhor aproveitamento de pontos na Libertadores

Flamengo puxa domínio brasileiro

A lista leva em consideração apenas as equipes que estão disputando a Libertadores este ano. Consequentemente, grandes vencedores da competição, como Independiente, Estudiantes, da Argentina, Grêmio, do Brasil, e o uruguaio Peñarol não foram contabilizados. Entre os dez maiores pontuadores que disputam a Libertadores atual, o domínio é brasileiro, com seis equipes, contra quatro argentinas.

O rubro-negro aparece na frente especialmente graças às grandes campanhas que tem feito desde 2019, quando foi bicampeão continental. Ano passado, quando levou para casa o terceiro título, conseguiu campanha quase perfeita, com 12 vitórias e um empate em 13 partidas. O aproveitamento de pontos do Flamengo é de 64,2%. Foram três títulos da Libertadores já conquistados. O Palmeiras, também tricampeão, aparece em seguida. Os dois times são mais uma vez os grandes favoritos ao título este ano.

Facilita o bom desempenho dos brasileiros o fato de que a classificação para a Libertadores é mais difícil no país, em comparação a outros países sul-americanos. Com uma competição interna maior, os times brasileiros que conseguem chegar à Libertadores têm nível elevado para o torneio. Dos sete brasileiros na edição deste ano, apenas o Athletico não aparece entre os dez melhores em aproveitamento de pontos. O time, que já foi duas vezes finalista da Libertadores, tem aproveitamento de 51,5%.

Gigante da Libertadores

O Boca Juniors é o terceiro na lista, com aproveitamento de 60,6%. Mas é preciso respeitar a história dos Xeneizes na competição sul-americana. Entre os dez primeiros, é quem mais venceu títulos, seis, e quem tem a segunda maior quantidade de partidas disputadas na Libertadores. Para se ter uma ideia, é quase o dobro do número de jogos do Flamengo. Ou seja: mesmo com tantos jogos, consegue manter o aproveitamento nas alturas. A fase recente na Libertadores não é tão boa e a última vez que foi campeão continental foi em 2007.

O River Plate, por exemplo, não é tão forte na competição continental, apesar de ser inquestionavelmente uma potência. É quem tem o maior número de jogos entre os dez de maior aproveitamento, soma quatro títulos, mas o aproveitamento de pontos é de 57,6%. O time do Monumental de Nuñez precisou de muito mais que Flamengo e Palmeiras precisaram para se tornar a força continental que é.

Questão de eficiência

O levantamento também revela como alguns times conseguem ser eficientes na disputa da competição. O Argentinos Juniors é um dos melhores exemplos. Ele tem um título da Libertadores e, entre os dez participantes da edição deste ano com os melhores aproveitamentos, é quem menos jogou: apenas 33 partidas.

Também com bom aproveitamento de pontos, o Fluminense é um time a ser respeitado na Libertadores, mas não tem um título da competição para chamar de seu. Seus 57,8% de aproveitamento esbarram na derrota na edição de 2008, quando perdeu o título para a LDU.

Miguel Ladeira
1704 artigos
Jornalista brasileiro com mais de 5 anos de experiência na área de apostas online.