Os holofotes da Fórmula 1 estão todos sobre Lando Norris no momento. O jovem piloto inglês deixou o pelotão intermediário do grid para trás e terminou os Grandes Prêmios da Inglaterra e da Hungria em segundo lugar, atrás apenas de Max Verstappen. Antes, já havia terminado em quarto na Áustria. Reflexo do pacote de atualizações que deixou o carro da McLaren entre os mais rápidos na pista, mas também de um talento à altura de um campeão do mundo. É o que acredita Emerson Fittipaldi.
Leia também: ‘Hamilton vai voltar ao topo da Fórmula 1’, diz Fittipaldi
O bicampeão do mundo falou com exclusividade com o “Apostagolos.com” sobre como enxerga o momento de Norris e da tradicional equipe inglesa na temporada. A lenda brasileira fala com propriedade: o título de 1974 foi conquistado a bordo de uma McLaren. Apesar das décadas que passaram, ele mantém o vínculo com a equipe. Um mecânico que cuidou do carro de Fittipaldi é funcionário da fábrica da McLaren até hoje.
Com a palavra, Fittipaldi
Evolução da McLaren
“Quando estive em Goodwood (festival de carros de corrida na Inglaterra) e conversei com o Oscar Piastri sobre as melhorias, ele disse: ‘Emerson, em Silverstone fomos muito rápidos, mas vamos ver na Hungria, onde a pista é muito estreita. E o resultado que tiveram mostra que eles realmente têm um bom desempenho, mesmo numa pista mais travada. Em Budapeste é tudo muito apertado. Há algumas curvas rápidas, mas as outras curvas são mais lentas, em média, do que as de Silverstone”.
“Foi um teste fantástico para a McLaren mostrar que, mesmo em pistas com características diferentes, são muito rápidos. Para mim, houve uma grande melhoria no downforce, na parte aerodinâmica, olhando de fora. E tenho certeza de que eles também encontraram algumas melhorias mecânicas. Agora a McLaren está no pelotão da frente e acho que acabou o ciclo de desempenho não tão bom. A partir de agora, deverão ser extremamente competitivos e motivados para as próximas corridas”.
Veja os melhores momentos do Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1
O que esperar na Bélgica
“Eu acredito que em Spa é possível para a McLaren e para o Lando ficarem na pole position. Acredito que eles têm potencial para isso. Sei que é difícil com a forma como o Max está a atuar. Spa é um circuito rápido e a McLaren tem de se sair muito bem na qualificação, como fez na Hungria. Lewis Hamilton largou na frente na Hungria e isso foi fantástico. Acho que é uma boa notícia ter McLaren e Mercedes tentando alcançar a Red Bull e o Verstappen”.
Lando Norris campeão da Fórmula 1
“Tudo que eu tenho a dizer sobre Lando Norris é que ele tem tino para ser campeão do mundo. Agora com o apoio da equipe e o carro da McLaren andando bem, ele tem potencial para ver um título mundial com certeza”.
Desempenho de Oscar Piastri
“Oscar Piastri está indo muito bem. Existe uma pressão tremenda sobre todos os pilotos da Fórmula 1 e quando você está começando, na sua primeira temporada, ela é ainda maior. Mas o Piastri está indo muito bem e mostra muito potencial. Definitivamente, ele tem um potencial muito grande”.
Grande Prêmio da Bélgica
A próxima etapa da Fórmula 1 acontecerá neste domingo (30/7), no circuito de Spa-Francorchamps. Max Vestappen lidera o campeonato, com 281 pontos. Em segundo está o companheiro de equipe Sergio Perez, com 171. Na sequência, aparecem muito próximos entre si Fernando Alonso, da Aston Martin, com 139 pontos, e Lewis Hamilton, da Mercedes, com 133.