18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Clássico no Brasil gera metade do interesse de derby inglês

Clássico - fevereiro - 2024
Flamengo e Vasco jogaram clássico pelo Campeonato Carioca. Crédito: Daniel Ramalho / CRVG

Domingo foi dia de clássico na Inglaterra e no Brasil. Liverpool e Manchester United se enfrentaram pela Premier League enquanto Flamengo e Vasco jogaram pelo Campeonato Carioca. O Apostagolos.com correu atrás para descobrir qual é a diferença de interesse gerado pelo jogo entre os gigantes ingleses e um dos principais clássicos do futebol brasileiro.

De acordo com dados da ferramenta Google Trends, que mede a busca por um determinado termo na Internet, no auge das buscas por “Liverpool” e “Manchester United” em todo mundo no domingo, o número foi exatamente a metade do auge das buscas por “Flamengo” e “Vasco” ao redor do planeta.

Os dois times brasileiros despertaram muito interesse em dois países, além do Brasil: nos Estados Unidos e em Portugal. Ambos com uma grande colônia brasileira. Mesmo assim, ficaram atrás do interesse despertado pela goleada de 7 a 0 do Liverpool sobre o Manchester United. Um fato curioso em Portugal foi que as buscas pelo Vasco foram quase tão grandes quanto as procuras pelo Flamengo, com torcida consideravelmente maior. Vale lembrar que o cruz-maltino é um clube originário da colônia portuguesa no Rio de Janeiro. O time da Colina venceu o arquirrival por 1 a 0.

Na comparação entre os times ingleses, o Manchester United, mesmo perdendo, despertou mais interesse do que o Liverpool. Fruto da grande base de torcedores fora da Inglaterra que os Red Devils possuem.

O comportamento das buscas pelos quatro times foi o mesmo: elas vão crescendo com a proximidade do começo das partidas e atingem um patamar mais alto, com oscilações, de acordo com o desenrolar do jogo. Quando a partida termina, as buscam disparam e alcançam o auge da procura na Internet.

A força do Clássico dos Milhões

Era de se esperar que o derby entre Liverpool e Manchester United, o mais importante da Inglaterra, ficasse à frente do jogo entre Flamengo e Vasco. Um aconteceu pela Premier League, o outro, pelo Campeonato Carioca. Isso sem contar com o fato de os times ingleses serem verdadeiros esquadrões globais, com jogadores de várias nacionalidades e fãs espalhados pelo mundo inteiro, enquanto as equipes brasileiras ainda possuem uma base de torcedores essencialmente local, por mais que existem esforços para internacionalizar as marcas.

Mas mesmo assim, o resultado, com o auge do interesse pelo jogo entre Flamengo e Vasco sendo metade da busca motivada pelo derby inglês, mostra a força do Clássico dos Milhões. Para se ter uma ideia, outros dois gigantes do futebol mundial jogaram no domingo, pelo Campeonato Espanhol. O Real Madrid encarou o Betis e ficou no empate em 0 a 0 enquanto o Barcelona jogou contra o Valencia, adversário que venceu por 1 a 0. O Real Madrid, no auge, gerou 36% do interesse gerado pela goleada do Liverpool. Já o Barcelona, no pico, motivou 25% de interesse, em comparação ao jogo na Inglaterra. Os dois times estão na disputa direta pelo título da liga.

Na Itália, Roma e Juventus fizeram o clássico da rodada pelo Campeonato Italiano. O pico de interesse do jogo foi o equivalente a 11% do auge do jogo entre Liverpool e Manchester United. Número bem inferior ao movimentado por interessados no jogo entre as equipes de maior torcida do Rio de Janeiro.

Maior público dos clássicos

Outro indicador da força do jogo entre Flamengo e Vasco é a quantidade de torcedores que a partida levou para o Maracanã. Nada menos que 69.020 pessoas estiveram no estádio e assistiram à vitória do cruz-maltino. O número supera os 53.001 torcedores presentes no Anfield Road para ver a goleada do Liverpool sobre o United e até mesmo os 64.213 presentes ao Estádio Olímpico de Roma, para o clássico do time homônimo contra a Juventus.

Miguel Ladeira
1703 artigos
Jornalista brasileiro com mais de 5 anos de experiência na área de apostas online.