18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Brasil pode ter ponto facultativo na Copa do Mundo Feminina

Jonna Andersson of the Swedish women s national football team at a training session ahead of the FIFA Women s World Cup
IMAGO / Bildbyran

Sempre que a Seleção Brasileira joga no Mundial Masculino é declarado ponto facultativo. Para agora, em 2023, o mesmo pode acontecer, só que na Copa do Mundo Feminina.

A ideia é da atual Ministra do Esporte, Ana Moser. Segundo ela, a medida fará com que a categoria conte com um apoio maior – o que é importante para o seu desenvolvimento e adesão da sociedade. Caso seja, de fato, declarado ponto facultativo, caberá ao empregador liberar ou não o seu funcionário para acompanhar as comandadas da técnica Pia Sundhage em ação.

Porém, faltando menos de dez dias para a bola rolar nos gramados da Austrália e da Nova Zelândia, ainda não há uma definição sobre o tema.

A nível regional, alguns estados estão se mobilizando. É o caso do Rio Grande Norte, no Nordeste. O governo do Estado optou por dar ponto facultativo para os seus servidores públicos. A iniciativa privada decidirá se vai trabalhar no dia dos jogos ou não.  

Os governantes de São Paulo também devem seguir a mesma tendência dos compatriotas do Rio Grande do Norte. Este foi um pedido de parlamentares paulistas, tanto vereadores como também deputados estaduais.  

De acordo com os parlamentares do Psol, a declaração do ponto facultativo se trata de uma questão de isonomia e de igualdade de gênero.

Quando a Seleção Brasileira joga?

O Brasil está inserido no Grupo F, ao lado de Panamá, França e Jamaica. Pelo fato de a competição ser disputada do outro lado do mundo, os jogos vão ser cedo na Austrália. Na primeira fase, a bola rola de manhã, no horário de Brasília. Caso as brasileiras avancem para as oitavas de final, há chances de as partidas serem de madrugada e na Nova Zelândia.

Os dias e os horários dos três primeiros compromissos no Mundial são os seguintes:

·         24/07/2023 – 8h – Brasil x Panamá – em Adelaide

·         29/07/2023 – 7h – Brasil x França – em Brisbane

·         02/08/2023 – 7h – Brasil x Jamaica – em Melbourne

A tendência é que as pessoas comecem a trabalhar logo após aos jogos. Foi assim que aconteceu na Copa do Mundo Masculina de 2002, disputada na Coreia do Sul e no Japão. Nesse torneio, Ronaldo Fenômeno e seus companheiros faturaram o pentacampeonato mundial.

Disputa da Copa do Mundo Feminina 2023

O nono Mundial Feminina organizado pela FIFA começa no dia 20 de julho. Na partida de abertura do evento, Nova Zelândia e Noruega medem forças, às 4h, horário de Brasília, no Eden Park. Este estádio fica localizado em solo neozelandês.

Já a final está marcada para acontecer em 20 de agosto, às 7h, horário de Brasília, no Estádio Olímpico, de Sydney, na Austrália.

Ao todo são 32 seleções, que vieram de diversos lugares do planeta para a Copa do Mundo Feminina.  São oito grupos, que vão do A ao H. As duas primeiras seleções de cada chave avançam para as oitavas de final. Daí em diante, os jogos são únicos. Ou seja, quem perder estará eliminado e voltará para casa. 

Leandro Gaignoux
302 artigos
Graduado em 2013, Leandro é um jornalista apaixonado por esportes. Iniciou sua trajetória profissional na Super Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, no Departamento de Esportes, em 2011, ainda como estagiário. Dois anos mais tarde, trabalhou na editoria de Cidade/Geral do Portal Manchete On-line. Desde 2017, atua como redator no fascinante mundo das apostas esportivas. Começou a colaborar para o Apostagolos em 2022.