18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Red Bull Bragantino

O Bragantino é um clube da cidade de Bragança Paulista, no interior de São Paulo. A instituição foi fundada em 8 de janeiro de 1928.

RB Bragantino - fevereiro - 2024
IMAGO / Fotoarena

Bragantino surgiu de uma dissidência

O clube do interior paulista teve a sua fundação em 1928 depois de um desentendimento um ano antes entre membros do Bragança Futebol Clube. Este era o principal time da cidade, porém na época, se tratava de um futebol amador. O primeiro presidente do Clube Atlético Bragantino foi José de Assis Gonçalves Júnior.

O profissionalismo só chegou ao Bragantino cerca de duas décadas depois, nos anos quarenta. A primeira competição desta equipe sendo profissional foi o a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, em 1949. Nesta ocasião, ela ficou com a quarta colocação ao fim da disputa.

Sem dúvida alguma, o grande momento deste clube foi o Paulistão da primeira divisão de 1990. O time alvinegro chegou à decisão com o Novorizontino – outro clube do interior de São Paulo – e foi campeão. O técnico desta conquista era Vanderlei Luxemburgo, que a partir daí começou a ganhar notoriedade. Dentro de campo, os principais atletas eram: Mauro Silva, Mazinho e Gil Baiano.

No ano seguinte, em 1991, o Bragantino alçou voos maiores e foi vice-campeão brasileiro, perdendo para o São Paulo.

Parceria com a Red Bull

Durante muitos anos o Bragantino passou por uma crise financeira grande. O clube transitava entre as séries B e C. Isto mudou em 2020, quando a instituição fechou uma parceria com a Red Bull – empresa produtora de bebidas energéticas. A partir daí chegaram investimentos, mudando o patamar da equipe, que subiu para a Série A do Brasileirão.

Vale destacar que, o agora RB Bragantino, foi vice-campeão da Copa Sul-Americana de 2021. Na decisão, o Massa Bruta perdeu para o Athletico Paranaense no Estádio Centenário, em Montevidéu, capital do Uruguai. Participações em competições da Conmebol se tornaram bastante frequentes.

Tabela

  • Fundação – 8 de janeiro de 1928
  • Apelido – Massa Bruta
  • Cores – Vermelho e Branco
  • Presidente – Marquinho Chedid
  • Estádio – Estádio Nabi Abi Chedid (Arena Red Bull)
  • Capacidade do Estádio – 15.010
  • Títulos Conquistados: Brasileiro da Série B (1989 e 2019), Brasileiro da Série C (2007), Campeonato Paulista (1990), Campeonato Paulista A2 (1965 e 1988)

Team: Jogos e Resultados

Team: Elenco

Ídolos do time

Entre os ídolos do Bragantino podem ser elencados Mauro Silva, que depois que brilhou no Massa Bruta jogou na Europa. Ele foi um jogador que participou da conquista do tetracampeonato da Seleção Brasileira em 1994, nos Estados Unidos. Ele jogou no Braga de 1989 a 1992.

O atacante Lincom foi um dos principais artilheiros do Bragantino antes da chegada da Red Bull. Ele vestiu a camisa de 2011 a 2015, quando foi emprestado para o Corinthians. Neste período, Lincom balançou as redes adversárias 73 vezes.

Não dá para não deixar de citar Arione Ferreira Guedes, conhecido como Tiba. Isso porque foi dele o gol que garantiu a conquista do Paulista de 1990, contra o Novorizontino. Tiba chegou ao Bragantino em 1989, vindo do Vasco e ficando até 1991.Depois, ele teve uma volta rápida em 1992.

Torcedores famosos

Por ser um clube do interior, sem uma grande projeção nacional, o Bragantino não conta com muitos torcedores famosos. Porém, o clube conta com dois torcedores símbolos. O primeiro é Roberto Dias, conhecido popularmente como Beto Leão. Por mais de trinta anos, ele vestiu a camisa do mascote do Massa Bruta. Até a chegada da Red Bull, o animal símbolo do clube era um leão.

Outro torcedor símbolo, este bem mais novo, é Fernando Carvalho Filho, conhecido como Fernandinho Bragantino. Ele tem 13 anos e não perde um jogo sequer no Estádio Nabi Abi Chedid.

Hino do time

O hino oficial do Bragantino é recente se comparado com o de outros clubes do futebol brasileiro. A canção foi composta por Renato Silva, a pedidos do vice-presidente do clube e filho de Nabi Abi-Chedid, o presidente. Até o ano de 1988, o Massa Bruta ainda não contava com um hino.

Confira, abaixo, a letra do hino oficial do Clube Atlético Bragantino:

Chegou a hora da luta

É o alvinegro em ação

Bragança toda se inflama

Massa Bruta, campeão

Na força de uma raça

Na luta já vencida

Ergamos sempre uma taça

Para a grande fiel torcida

Bragantino, o melhor

Primeiro em emoção

No campo é o maior

Arrebenta coração

Defesa bem guardada

A arte no meio do campo

Velocidade no ataque

E a bola entrando no canto

Olê, olê, olê, olá

O Massa Bruta só joga pra ganhar

Vamos lá, rapaz

Vamos lá, menino

Venham, vamos todos

Futebol é Bragantino

Sede do time

O campo de jogo do Bragantino é o Estádio Nabi Abi Chedid, conhecido como Arena Red Bull. Há um projeto para que seja ampliada a capacidade de público do local nos próximos anos. Também está prevista a construção de um novo centro de treinamento.

Desde 2020, o time profissional do Massa Bruta treina no CT HWT, que conta com uma estrutura bem completa. Já as equipes de divisão de base treinam no CT localizado em Jarinu – município localizado perto da cidade de Bragança Paulista. A estrutura do Braga é maior do que muito clube centenário e de torcida do futebol brasileiro

Sócio-Torcedor

O Red Bull Bragantino Experience é o programa de sócio-torcedor do clube de Bragança Paulista. Assim como acontece nos programas de outras equipes, esta aqui dá descontos em serviços, ingressos e produtos do Massa Bruta.

Os associados participam de eventos exclusivos como visitar o treino, conhecer os bastidores de uma partida e por aí vai. Os valores dos planos do Red Bull Experience vão de R$ 15,00 a R$ 179,00 por mês. A ideia do clube é fazer quem os moradores de Bragança Paulistas torçam para o RB Bragantino. É comum as pessoas torcerem para Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos.