A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina 2023 foi muito especial para uma atleta. A atacante Ary Borges, de 23 anos, que disputa o seu primeiro torneio da FIFA, marcou três gols na partida. O Brasil venceu o Panamá na rodada 1 da competição goleando por 4 a 0. O jogo aconteceu na manhã desta segunda-feira (24), no Hindmarsh Stadium, em Adelaide, na Austrália.
“Esperei muito por esse momento. É um sonho poder estar aqui, participar de uma Copa do Mundo. É realmente um dos melhores dias da minha vida. Estou muito feliz. Obviamente, pelos três gols, mas principalmente pela estreia. Foi uma bela partida que a nossa equipe fez. E não tem nada melhor do que começar a Copa com os três pontos, que são muito importantes. Hoje, a Ary está muito realizada, mas sabe que é só o primeiro passo de um caminho muito longo. É uma honra participar desse seleto time de grandes jogadoras que passaram pela seleção Brasileira”, disse Ary logo após ao apito final da juíza.
Com o hat-trick, Ary Borges se tornou a primeira jogadora brasileira mais nova a marcar vestindo a camisa canarinha. Antes, em outras edições da Copa do Mundo Feminina, outras três atletas também fizeram três gols em uma única partida. Foram: Sissi (1999), Cristiane (2019) e Pretinha (1999).
O ótimo desempenho de Ary Borges também gerou elogios da atacante Marta – seis vezes eleita a Melhor Jogadora do Mundo.
“Feliz demais por ela. Óbvio que fazer três gols em uma estreia não é tão fácil assim, e ela foi abençoada. Na verdade, ela fez três gols e ainda uma assistência. Fiquei honrada em ter entrado no lugar dela”, comentou a craque.
A outra jogadora que balançou a rede panamenha foi a atacante Bia Zaneratto. “Estou muito feliz pela oportunidade. Foi muito difícil estar aqui desta vez, porque eu tinha acabado de me lesionar. Dei o melhor que eu pude todos os dias nos treinamentos. A oportunidade veio e eu soube aproveitar. É continuar nos apoiando para a gente sentir essa energia do Brasil. Hoje aqui foi lindo demais na parte do hino, muita gente se emocionou na hora. A gente percebeu que no estádio tinham muitos brasileiros, então, essa energia não tem como explicar o tão gostoso é”, falou Bia.
Próximos compromissos
Com a goleada, o Brasil assumiu de maneira isolada a liderança do Grupo F, tendo três pontos. Agora, o jogo é neste sábado, 29 de julho, às 7h, horário de Brasília, no Brisbane Stadium, na cidade australiana de Brisbane. O adversário será a França, que ficou no 0 a 0 com a Jamaica.
Trata-se do duelo mais importante da chave. Uma vitória agora encaminha bem a vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina 2023.
Já na terceira rodada, em 2 de agosto, às 7h, no Melbourne Rectangular Stadium, na Austrália, o jogo vai ser contra as jamaicanas.