A Copa do Mundo Feminina 2023 e o Brasil pode atingir marcas históricas. A dupla de ataque, que é composta por Bia Zaneratto e Debinha, pode chegar a 100 gols feitos com a camisa canarinha da seleção.
De acordo com a CBF, Bia Zaneratto, de 29 anos, – autora do quarto gol da vitória de 4 a 0 sobre o Panamá – conta no momento com 37 tentos, feitos ao longo de 112 jogos. Debinha, de 31 anos, tem 58 gols em 136 partidas disputadas.
Vale ressaltar que somente a atacante Marta, de 37 anos, tem 122 gols feitos. Ela é a principal goleadora da Seleção Brasileira.
Outro ponto a ser destacado é que a atacante Ary Borges, de 23 anos, com três gols feitos na estreia do Brasil, era a artilheira do Mundial com três gols, até o fechamento deste texto.
Duas vezes ao longo da história, nas oito edições da Copa do Mundo, o Brasil teve representantes na artilharia. Em 1997, com sete gols, Sissi dividiu o posto de goleadora com a chinesa Sun Wen. Dez anos mais tarde, na edição de 2007, Marta levou a premiação de artilheira, também com sete gols feitos nas adversárias.
Adeus na Seleção Brasileira
Nesta quarta-feira (26), duas jogadoras que formavam a lista de suplentes da seleção deixaram o no Moreton Bay Central Sports Complex, em Brisbane, na Austrália. Tratam-se da zagueira Tainara, do Bayern de Munique, da Alemanha, e da atacante Aline Gomes, da Ferroviária.
Na despedida das companheiras, a dupla de jogadoras se emocionou perante todo o elenco. “Esses foram os melhores dias da minha vida, sem dúvida. Estou muito, muito feliz. Queria muito poder ficar aqui com vocês, mas eu vou estar acompanhando de longe e torcendo por todos vocês”, disse a atacante Aline.
A zagueira Tainara não foi diferente. “Eu sempre escutei que representar a Seleção era algo grandioso, e eu vou formular essa frase e acrescentar algo que para mim é incrível. Jogar com vocês é maravilhoso.”
Quem também pediu a palavra para deixar um recado para as companheiras a líder e atacante Marta.
“Nós só temos a agradecer a vocês. Vamos com muita saudade, mas sabendo que vocês vão seguir com a gente, mesmo que não estejam aqui fisicamente, vão estar presentes nas nossas memórias e no nosso coração. Vamos seguir juntas, como sempre foi e sempre tem que ser assim, do começo ao fim.”
Durante a primeira semana de treinamento da Seleção, ainda em Gold Coast, na Austrália, a comissão precisou fazer um corte. A atacante Nycole Raysla, do Benfica, sofreu uma lesão, sendo substituída pela meio-campista Angelina, do OL Reign, dos Estados Unidos.
Lista das 23 jogadoras
Goleiras
Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila (Santos)
Defensoras
Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF), Rafaelle (Arsenal) e Tamires (Corinthians)
Meio-campistas
Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ana Vitória (Benfica) e Ary Borges (Racing Louisville)
Atacantes
Andressa Alves (Roma), Geyse (Barcelona), Nycole (Benfica), Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride)