Antes mesmo de estrear na Copa do Mundo Feminina, a Holanda já vem encontrando problemas. Recentemente, em entrevista coletiva após os treinamentos, o técnico Andries Jonker não poupou críticas à qualidade dos gramados que estão sendo usados na Austrália e na Nova Zelândia.
“Quando chegamos aqui pensei: ‘e agora, o que é isso?’ Não vou treinar nisso. Já levantamos preocupações sobre o campo de críquete anteriormente. Nos prometeram coisas e agora estamos muito desapontados e zangados. Não estamos satisfeitos. Se você cair com o joelho ou o ombro, pode ter um problema. Se você correr da grama para aquele campo, não é bom para os músculos e tendões que já estão sob tensão”, comentou.
A primeira partida das holandesas Mundial 2023 será nesta neste domingo, dia 23, às 4h30, horário de Brasília. Nesta oportunidade, pelo Grupo E, elas vão encarar Portugal, que disputa a sua primeira Copa. Vale lembrar também que a Holanda é a atual vice-campeã mundial. Em 2019, na França, esta seleção perdeu o título para os Estados Unidos.
Andries Jonker falou também sobre a expectativa para a estreia da sua equipe, sem deixar de citar novamente a condição do gramado.
“Queremos fazer um bom primeiro jogo contra Portugal aqui, queremos ter uma preparação de alto nível em um torneio de alto nível. Isso não cabe. Isso se encaixa no mais alto nível de amadorismo”, concluiu.
No Grupo E, além de Portugal, a Holanda terá também como adversárias as equipes dos Estados Unidos e Vietnã. A tendência é que as europeias terminem a primeira fase com a segunda vaga para as oitavas de final garantida.
Disputa da Copa do Mundo Feminina 2023
A nona edição do torneio da FIFA está sendo jogada na Oceania desde o dia 20 de julho. Contando com esta partida até a grande final, no dia 20 de agosto, serão 64 jogos. A decisão será no Estádio Olímpico de Sydney, na Austrália.
Por conta da diferença de fuso horário é de +13 e +14, no Brasil, os jogos acontecem no final do dia, de madrugada ou então bem no início do dia, pela manhã. Para acompanhar é preciso botar o despertador para trabalhar e fazer um cafezinho para se manter acordado ao longo do dia.
Onde assistir?
Quer ver todas as partidas da Copa do Mundo Feminina? A CazéTV, na Twitch e no Youtube, conta com transmissão 100% ao vivo e na íntegra de todas as partidas da competição da FIFA. Na televisão aberta, a Globo só transmitirá sete jogos, enquanto que na fechada, a Sportv vai passar em seu canal 34 duelos.
Disputado desde 1991, o Mundial tem os Estados Unidos como o maior vencedor. As norte-americanas têm quatro conquistas (1991, 1999, 2015 e 2019). A Alemanha tem dois troféus (2003 e 2007), enquanto Noruega e Japão têm um título cada. As norueguesas foram campeãs em 1995 e as japonesas em 2011.