O Museu do Futebol e a ONU Mulheres – setor da ONU destinado à igualdade de gênero – fecharam uma parceria visando à Copa do Mundo Feminina. Este acordo tem como foco principal dar visibilidade ao torneio que acontece na Oceania – na Austrália e na Nova Zelândia.
Durante um mês de disputa da competição, as instituições postarão conteúdos nas redes sociais das duas partes do acordo (@museudofutebole e @onumulheresbr). Informações sobre o dia a dia do Mundial, curiosidades e histórias da disputa estarão presentes nos perfis citados acima.
Exposição física no Museu do Futebol
Até o dia 27 de agosto estarão em exposição diversos materiais que contam a história de diversos mundiais femininos realizados anteriormente. Além disso, são variados também os conteúdos que mostram a evolução do cenário do futebol entre as mulheres. A exposição se chama Rainha de Copas.
Inaugurado no ano de 2008, o Museu do Futebol fica localizado no bairro de Pacaembu, na cidade de São Paulo. Ele foi criado com objetivo de preservar a história e tudo o que cerca o futebol como: camisas, bolas, troféus e por aí vai.
O museu funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com a permanência permitida até às 18h, no horário de Brasília. No entanto, uma vez por mês, sempre na primeira terça-feira, o funcionamento é das 9h às 20h, com a permanência sendo até às 21h.
O valor de entrada é de R$ 20, com a meia sendo de R$ 10. Crianças até sete anos e pessoas com deficiência. É necessária a apresentação de um documento. Agora, todas as terças-feiras a entrada é gratuita para todos os visitantes, sem limitação de idade.
Para saber mais detalhes do funcionamento é recomendado que os interessados acessem o site do Museu do Futebol (https://museudofutebol.org.br/).
Copa do Mundo Feminina 2023
A Copa do Mundo terá o pontapé dado na partida entre Nova Zelândia x Noruega pelo Grupo A. O jogo será na cidade de Auckland, na Nova Zelândia, no Eden Park Stadium, a partir das 4h, horário de Brasília. Esta estreia será na quinta-feira, dia 20 de julho.
O último capítulo do torneio, a tão sonhada final, será disputada em 20 de agosto. As duas melhores seleções do torneio vão medir forças no Estádio Olímpico de Sydney, na Austrália. Para este duelo, o horário definido pela FIFA foi o de 7h, no horário de Brasília.
Durante o período de um mês serão 64 jogos na Oceania. As 32 melhores equipes do planeta se classificaram para a disputa da competição.
Os grupos vão do A ao H, sendo oito no total. A divisão é feita com quatro seleções formando cada uma das chaves. As duas melhores campanhas de cada grupo farão com que os países se classifiquem para a disputa das oitavas de final. O formato adotado no Mundial Feminino é exatamente o mesmo utilizado na edição masculina.