Os fãs de tênis estão olhando para Londres desde ontem, quando o terceiro Grand Slam da temporada começou na grama de Wimbledon. Embora a chuva tenha perturbado um pouco o cronograma, ainda há alguns resultados notáveis a relatar.
Confira também como apostar em tênis
🎾 Sorteio dos homens
Como dita a tradição, foi a vez do campeão em defesa abrir a bola na Quadra Central às 13h30, horário local, e foi Novak Djokovic, vencedor das três últimas edições, que teve o privilégio de começar. O sérvio enfrentou Kwon Soon-woo, classificado em 81º lugar no mundo, em sua primeira partida e foi quebrado em seu segundo jogo de serviço antes de voltar rapidamente ao normal.
No entanto, a audácia do sul-coreano compensou e ele pegou o segundo conjunto. Djokovic já havia batido um galo na estrada, mas ele não deveria ser dissuadido. Ele conseguiu fechar os dois conjuntos seguintes sem muito trabalho para qualificar-se para a segunda rodada (6/3, 3/6, 6/3, 6/4). O número 3 do mundo vai enfrentar Kokkinakis em sua próxima partida.
O choque do dia no sorteio masculino foi entre o jovem italiano Jannik Sinner (No. 10) e Stan Wawrinka, que caiu para o No. 267 no mundo. O tricampeão do Grand Slam não começou como favorito, mas deu uma boa luta contra o finalista de 2021 em Miami.
Em uma partida marcada pelo desejo de ambos os jogadores de jogar o jogo, foi o Transalpine que foi mais consistente, cometendo menos erros (33 erros não forçados para o Sinner em comparação com 43 para o Wawrinka) e acertando mais vencedores (42 para o italiano e 30 para o suíço).
No final, Sinner venceu em quatro sets (7/5, 4/6, 6/3, 6/2) e enfrentará o vencedor da partida entre Altmaier e Ymer que foi interrompida pela chuva. Quanto a Wawrinka (37), que disse após a partida que estava “frustrado pelo [seu] desempenho”, teremos que esperar para vê-lo retornar ao seu melhor nível.
A primeira grande surpresa deste torneio masculino foi a eliminação de Hubert Hurkacz (No. 7), semi-finalista no ano passado em Wimbledon e que acabou de ganhar o ATP 500 em Halle há poucos dias. O Polo não teve o empate mais fácil, pois enfrentou Alejandro Davidovich Fokina, mas seu amor pela grama significava que ele era o legítimo favorito para esta partida.
Em uma partida louca com muitas voltas e reviravoltas (e algumas interrupções devido ao tempo), o espanhol quebrou para liderar 7/6, 6/4, 5/4, 40/0 em seu serviço. Então as apostas o pegaram, e Hurkacz veio do nada para ganhar os dois sets seguintes. Parecia que Hurkacz tinha recuperado a vantagem contra um Fokina mentalmente ferido, que tinha sido afetado pela forma como a partida tinha corrido. A 5/4, o Polo serviu para a partida, mas não pôde fechar. Apesar de 63 vencedores e 6 pausas, ele perdeu 7/6, 6/4, 5/7, 2/6, 7/6.
No lado francês, Ugo Humbert derrotou Tomas Etcheverry (6/3, 3/6, 4/6, 6/3, 6/4), e Quentin Halys derrotou Benoît Paire (4/6, 6/1, 6/2, 6/4). Enzo Couacaud chegou muito perto de uma vitória contra John Isner (6/7, 7/6, 4/6, 6/3, 7/5). O americano enfrentará Andy Murray no segundo round. O escocês de 35 anos dispensou James Duckworth (4/6, 6/3, 6/2, 6/4) para reclamar sua 60ª vitória no Grand Slam de Londres.
🎾 Sorteio das mulheres
Nenhuma grande surpresa a relatar no sorteio feminino, exceto pela eliminação da finalista do Australian Open Danielle Collins (No. 7), eliminada desde o início pela jovem tcheca Marie Bouzkova (5/7, 6/4, 6/4). Com um total impressionante de 6 erros não forçados em 2 horas e 20 minutos de jogo, o 66º jogador do mundo resistiu até o final e aproveitou a inconsistência do adversário para vencer (45 vencedores, 53 erros não forçados para o americano). Isto é suficiente para abrir o sorteio, com uma partida de segunda rodada contra Ann Li para Bouzkova.
Duas sementes de topo eliminaram seu primeiro obstáculo neste Wimbledon 2022. A segunda semente Anett Kontaveit derrotou facilmente Bernarda Pera (7/5, 6/1) e enfrentará a alemã Jule Niemeier na segunda rodada. Quanto a Ons Jabeur, que foi eliminada prematuramente em Roland Garros, ela teve que obter sua vingança. O tunisino não precisava trabalhar duro para vencer Mirjam Björklund (6/1, 6/3). Em sua próxima partida, ela jogará contra o polonês Kawa, que derrotou o francês Léolia Jeanjean na última rodada das eliminatórias.
Também é de notar a eliminação de uma das jogadoras da turnê, Beatriz Haddad Maia, que foi impressionante na grama, ganhando 12 das 13 partidas na superfície antes deste Wimbledon e também ganhou Nottingham há quinze dias, vencendo Kvitova, Halep e Giorgi. O brasileiro foi semeado 23 e enfrentou a Kaja Juvan, classificada em 62º lugar no mundo, que ganhou 6/4, 4/6, 6/2. O esloveno terá uma partida de segunda rodada contra a Dalma Galfi.
Devido à chuva, muitos dos melhores jogadores não puderam terminar ou mesmo começar seus jogos. Este foi o caso de Jelena Ostapenko, Maria Sakkari e Belinda Bencic. Angelique Kerber pôde jogar toda sua primeira rodada contra Kristina Mladenovic (6/0, 7/5). O desempenho de Diane Parry foi uma grande confirmação de seu excelente desempenho na Roland Garros. Ela venceu Kaia Kanepi (6/4, 6/4). Caroline Garcia conseguiu escapar contra Miyazaki (4/6, 6/1, 7/6).