18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Libertadores: Vitor Roque bate Endrick e é mais valioso das oitavas

vitor roque
Vitor Roque é principal jogador em atividade na América do Sul. Crédito: IMAGO / ZUMA Wire

Vai começar as oitavas de final da Libertadores, a nata do futebol sul-americano está reunida, e quem está no topo dela é Vitor Roque. O atacante do Athletico é o jogador mais valioso na disputa pelo título do continente. Levantamento do Apostagolos.com revela que o jogador superou Endrick, do Palmeiras, que começou a competição na liderança do ranking.

Vitor Roque voa na temporada

Quando a fase de grupos da Libertadores começou, Endrick já havia sido vendido ao Real Madrid e era a menina dos olhos do futebol sul-americano. Quatro meses depois, o destaque maior recai sobre outro. Vitor Roque voa na temporada deste ano e se tornou o jogador mais valioso da Libertadores, cerca de 32 milhões de euros, segundo o site especializado Transfermarkt.

Endrick estava estimado em 20 milhões de euros quando a competição começou, enquanto Roque custava 18 milhões de euros. Agora, Endrick está na casa dos 25 milhões de euros. Já o atacante do Furacão viu seu valor aumentar em 77%.

Na Libertadores, ele disputou seis partidas e marcou três gols. Na temporada, são 33 jogos, 16 gols e seis assistências. Isso e mais a penca de boas atuações fizeram com que o Barcelona fosse atrás do atacante de 18 anos. Os espanhóis toparam pagar 74 milhões de euros pela sensação brasileira. Nenhum jogador em atuação na América do Sul vale tanto quanto ele.

Brasileiros dominam lista

Não é de hoje que os clubes brasileiros têm dominado a Libertadores, colocando até mesmo os times argentinos em segundo plano. Isso se reflete no valor de mercado dos jogadores envolvidos. Entre os dez atletas mais valiosos nas oitavas de final da Libertadores, sete são brasileiros. Oito atuam por equipes brasileiras.

Além de Vitor Roque e Endrick, Pedro, Gabigol, Raphael Veiga, Gerson e André aparecem entre os dez jogadores mais valiosos ainda na competição. Impressiona a diferença da valorização entre o mais valioso do Brasil e o jogador com maior valor de mercado da Argentina. Enquanto Vitor Roque está na casa dos 32 milhões de euros, o atacante Lucas Beltran, do River Plate, está estimado em 12 milhões de euros.

Flamengo soberano

Quando o assunto é clube com mais jogadores valiosos na Libertadores, o Flamengo segue soberano, de longe. Entre os dez atletas com maior valor de mercado ainda na disputa, quatro são jogadores do rubro-negro. Outros dois times bem representados são Palmeiras e River Plate, com dois jogadores cada.

O luxo do Flamengo é tanto que o terceiro jogador mais valioso na Libertadores hoje disputou a Copa do Mundo do Catar e ainda assim é reserva no time carioca, o atacante Pedro. O ataque da equipe tem sido formado por Gabigol e Bruno Henrique.

Em termos individuais, os jogadores do Flamengo já estiveram mais valorizados. Isso porque, de acordo com o site especializado Transfermarkt, três dos quatro jogadores rubro-negros na lista estão com o valor de mercado em declínio: Gabigol, Arrascaeta e Gerson.

Três da seleção na lista

Entre os dez jogadores mais valiosos em ação na Libertadores, três entraram em campo na última partida da seleção brasileira, o amistoso contra Senegal. Raphael Veiga, do Palmeiras, e Pedro, do Flamengo entraram no segundo tempo do jogo.

Outro jogador que saiu do banco de reservas foi o volante André, do Fluminense. Umas das principais revelações do futebol brasileiro aparece como o oitavo jogador mais valioso das oitavas de final da Libertadores. A chance de se valorizar ainda mais daqui para frente é grande, já que Fernando Diniz, técnico tricolor, vai assumir ao mesmo tempo a seleção brasileira, de maneira interina.

vitor roque - maio - 2024
Vitor Roque lidera o ranking de jogadores mais valiosos na busca pelo título da Libertadores. Crédito: Arte
Bruno Marinho
42 artigos
Jornalista esportivo com passagens pelas redações do 'Lance', do 'Extra' e do 'Globo', com a cobertura das Copas do Mundo de 2014, 2018 e 2022 no currículo. Apaixonado por esportes e boas histórias.