Max Verstappen é o atual protagonista da Fórmula 1, mas nas redes sociais não passa de mero coadjuvante. O piloto holandês encerra a metade da temporada 2023 com uma dominância nunca antes vista na categoria, mas com resultados bem tímidos junto aos fãs na internet. Levantamento do Apostagolos.com revela: foi o segundo piloto do grid que menos ganhou seguidores percentualmente no Instagram desde o começo da temporada até a disputa do Grande Prêmio da Bélgica.
Leia também: ‘Norris tem potencial para ser campeão da Fórmula 1’, diz Fittipaldi
Os números mostram que os resultados positivos nas pistas não atraem necessariamente novos fãs. Falta carisma e poder de engajamento ao holandês que já está com uma mão no título de tricampeão da Fórmula 1.
Fórmula 1 nas redes sociais
Verstappen no fim do grid do IG
A temporada da Fórmula 1 entrou no seu intervalo depois da corrida em Spa-Francorchamps. Max Verstappen venceu dez das 12 provas disputadas na temporada. Abriu 125 pontos de diferença para o segundo colocado, Sergio Perez, e somente um evento extraordinário é capaz de tirar o tricampeonato do piloto holandês. Porém, o desempenho tão excepcional não foi capaz de fazer com que atraísse muitos novos fãs. Desde que a temporada começou, ele ganhou pouco mais de 510 mil seguidores. O número é equivalente a um crescimento de cerca de 5,3%. Somente Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, cresceu menos no Instagram, percentualmente falando: aproximadamente 3,1%.
Não dá para dizer que o desempenho ruim de Max Verstappen se deve a uma presença pequena do piloto nas redes sociais. Em todo ano de 2023, foram 82 postagens no Instagram. No mesmo período, Lewis Hamilton, por exemplo, postou 62 vezes. Mesmo assim, e na segunda temporada seguida longe de brigar pelo título da Fórmula 1, o piloto inglês teve um aumento de cerca de 7,5% nos seguidores. O número absoluto impressiona mais: foram cerca de 2,4 milhões de seguidores a mais, quase cinco vezes mais do que Max Verstappen.
Na zona de pontuação
Em termos de crescimento absoluto nas redes sociais, Max Verstappen até que consegue pontuar, mas fica longe do pódio. Ele foi apenas o sétimo piloto com o maior número de novos seguidores no Instagram até a metade da temporada. Lewis Hamilton, heptacampeão do mundo e que transita também nas discussões sobre moda e racismo, é quem ficou com o primeiro lugar.
Os pilotos da Ferrari, apesar do desempenho bem discreto em 2023 até aqui, completam o pódio: Charles Leclerc ganhou cerca de 1,5 milhão de seguidores no Instagram e Carlos Sainz, cerca de 1 milhão. Também aparecem à frente de Max Verstappen no quesito Fernando Alonso (Aston Martin), com mais de 670 mil novos seguidores, Lando Norris (McLaren), com mais de 533 mil, e Sergio Perez (Red Bull), na casa dos 528 mil.
Novatos são os que mais crescem em percentual
Os pilotos novatos foram os que mais ganharam seguidores em termos percentuais. Algo de se esperar, uma vez que partiram de números menores e passaram a estar definitivamente no radar dos fãs da Fórmula 1 depois que entraram na categoria.
Os que deram o maior salto foram o americano Logan Sargeant, piloto da Williams, e o australiano Oscar Piastri, a bordo da McLaren. O primeiro teve um crescimento percentual de cerca de 56,3% desde o começo da temporada e o segundo, aproximadamente 47,2%.
Sargeant conta com o crescimento da popularidade da Fórmula 1 nos Estados Unidos a favor. Já Piastri tem confirmado as boas expectativas ao seu respeito, fazendo primeira temporada positiva na categoria.
Retorno da Fórmula 1
Com mais dez corridas a serem disputadas, a Fórmula 1 retornará no Grande Prêmio da Holanda, marcado para acontecer dia 27 de agosto.
Confira os melhores momentos do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1