18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Tite convoca a Seleção Brasileira para três jogos das Eliminatórias

A sexta-feira foi de convocação para a Seleção Brasileira. O técnico Tite chamou os 25 jogadores que representarão o Brasil nos jogos contra o Chile (2 de setembro), a Argentina (dia 5 de setembro) e o Peru (dia 9 de setembro), pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. A grande novidade é o atacante Raphinha, de 24 anos, que atua pelo Leeds, da Inglaterra. Tite também chamou alguns atletas que conquistaram a medalha de ouro com a Seleção Olímpica. Casos de Daniel Alves, Guilherme Arana, Bruno Guimarães, Claudinho, Matheus Cunha e Richarlison.

– Vínhamos acompanhando há um tempo, quando ele subiu, com desempenho também na primeira divisão. O Leeds ficou em nono lugar. As informações que temos é de um atleta que tem característica técnica de drible acentuada, ele é um dos assistentes da Premier League e da sua equipe. Jogador decisivo do gol-chave, como chamamos. Terceiro e quarto gol na pelada eu faço também (risos). Tem participação importante e decisiva. Ele traz componentes técnico, de velocidade do extremo e de qualidade técnica – disse Tite, sobre Raphinha.

Para convocar Raphinha e os jogadores da Seleção Olímpica, o treinador precisou deixar de fora vários nomes que disputaram a Copa América.

– Quando a gente fala competição em alto nível é isso, vão continuar sendo acompanhados. É o Douglas (Luiz) retomar o seu melhor nível, jogar muito no seu clube e voltar. O Renan Lodi não vem participando dos jogos, mas de treinamentos. E fundamentalmente eu conversei com ele porque não é por conta de um erro individual (na final da Copa América) que não volta, aqui não tem isso. É um grande jogador. Merece meu respeito – explicou Tite.

Os jogadores se apresentam à Seleção no dia 29 de agosto, em São Paulo. A viagem para Santiago está marcada para o dia 1º de setembro.

Vale destacar que os atletas chamados por Tite desfalcariam os seus clubes na rodada de número 19 do Campeonato Brasileiro, mas a CBF decidiu adiar os jogos de São Paulo, Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG. Os jogadores também ficariam de fora do jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil e do jogo de ida das semifinais, mas a tabela do torneio também foi ajustada.

Confira a convocação da Seleção Brasileira.

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
  • Zagueiros: Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG), Éder Militão (Real Madrid) e Lucas Veríssimo (Benfica);
  • Laterais: Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Daniel Alves (São Paulo);
  • Meio-campistas: Bruno Guimarães (Lyon), Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Claudinho (Zenit), Éverton Ribeiro (Flamengo) e Lucas Paquetá (Lyon);
  • Atacantes: Neymar (PSG), Firmino (Liverpool), Matheus Cunha (Hertha Berlin), Raphinha (Leeds), Gabriel Jesus (Manchester City), Richarlison (Everton) e Gabigol (Flamengo).

Abaixo, outros trechos da entrevista de Tite.

Convocação de Matheus Cunha

“Eu não comparo o Cunha com Pedro. Cunha é um nove híbrido. Jogou ao lado do Richarlison que era o 9. Mas o Pedro é mais de área, mais fixo, mais pivô. Cunha te dá essa versatilidade. É um jogador em crescimento. Em cinco, seis meses esses jovens podem crescer de maneira extraordinária”.

Claudinho

“Veio pelo que fez no Bragantino. Precisamos de jogadores criativos, na meia direita e na meia esquerda, que são onde as jogadas acontecem. No meu tempo era o 8 e o 10. Precisamos fomentar para produzir e dar essa oportunidade de ataque“.

Daniel Alves

“Me sinto muito bem para falar de Daniel Alves. Falar da qualidade técnica é redundância, dos títulos é chover no molhado. Tem capacidade de se reciclar, de estar aberto e de passar seus conhecimentos. Ele tem sempre uma visão otimista, comportamento dentro e fora do campo são exemplares”.

De olho em Gerson e Diego Carlos – César Sampaio responde!

“Diego Carlos esteve com a gente. Ele faz parte da nossa lista larga. E o Gerson nessa transferência fez cinco jogos pelo Olympique, o Sampaoli ainda está buscando o melhor local na equipe para ter o melhor do Gerson. Serão lembrados se estiverem bem“.

Hulk pode ter chance?

“Claro que os grandes atletas em alto nível estão sempre sendo acompanhados, ele está dentro daquilo que buscamos de todos que estão se destacando”.

Ajustes

“Temos uma base pronta que se estabeleceu na Copa América, em que tinham alguns objetivos. Um deles foi o título, que não conquistou. Diversificou dupla de ataque, diferentes composições de meio-campo. Processo criativo de construção que na Copa América oscilou em alguns momentos, justamente também por modificações”.