Espanha irá encarar a Austrália ou a Inglaterra na decisão da competição da FIFA
Após a histórica classificação da Espanha para a final da Copa do Mundo Feminina 2023, o técnico Jorge Vilda falou com a imprensa. No domingo, dia 20 de agosto, será a primeira vez que as espanholas irão disputar uma decisão do torneio da FIFA.
“A primeira coisa que vem à sua mente é agradecer aos seus entes queridos. É algo merecido por todo o futebol feminino espanhol. Estou orgulhoso do time e muito feliz. Temos uma final pela frente e queremos vencer. O que buscamos e o que nos motiva é fazer as pessoas felizes. Fazer tanta gente feliz é maravilhoso”, disse o comandante logo depois da vitória de 2 a 1, na madrugada desta terça-feira (15), no Eden Park Stadium, em Auckland, na Nova Zelândia.
O jogo contra as suecas foi bastante disputado. Não é à toa que os gols saíram somente na segunda etapa, depois dos trinta minutos. O tento da classificação e do desempate foi marcado aos 44 minutos por Olga Carmona.
“Foi uma primeira parte controlada em que tivemos nossas opções. Tivemos que mudar alguma coisa no início da segunda parte. Com Salma tivemos profundidade e com Eva, frescor. Sabíamos que ia ser um jogo muito exigente mentalmente, mas estávamos preparados. Conseguimos falar com as jogadoras depois do nosso primeiro gol e dissemos que não podíamos perder a partida. Sempre falei para elas deixarem de acreditar e estarem preparadas para uma prorrogação que felizmente não aconteceu”, analisou Jorge Vilda.
O treinador também fez questão de enaltecer o seu adversário da semifinal. “Dá pra perceber que é uma equipe muito bem trabalhada e super sólida. As suecas mostraram que têm muita qualidade e desejo a elas o melhor no futuro. A partir daqui, quero mostrar todo o meu respeito à sua equipe”, concluiu.
A final do fim de semana será a primeira que as espanholas irão disputar uma final de Copa em toda a sua história. Certamente o jogo que irá mobilizar todo o país. O duelo será às 7h, horário de Brasília, contra a Austrália ou então a Inglaterra, que jogam nesta quarta-feira (16) na segunda semifinal. O palco da decisão será o Estádio Olímpico de Sidney, na cidade australiana de mesmo nome.
Fator Paralluello
A atacante e ex-velocista Salma Paralluelo, de apenas 19 anos, tem sido o grande destaque da Espanha nos jogos decisivos da Copa do Mundo. Ela fez gol tanto contra a Holanda como contra a Suécia, nas quartas e semifinais, respectivamente. Vale a pena ficar de olho nesta jovem atleta.
“Estou emocionada, como no último jogo. Demos tudo e foi um jogo difícil. A Suécia conseguiu empatar, é um time perigoso, mas fomos para cima no fim. Pensei na minha família e em todos que me apoiam incondicionalmente e nesse belíssimo time, nas minhas amigas. Conseguimos esse passo para a final. Temos a decisão pela frente, precisamos nos concentrar e manter tudo o que estamos fazendo até agora. Falta só o último passo, vamos trabalhar para isso”, falou Paralluelo, que estava emocionada.