18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Técnico do Chelsea elogia a atuação do Palmeiras na final do Mundial

Tuchel com a taça do Mundial de Clubes
Tuchel com a taça do Mundial de Clubes. Foto: Divulgação / Chelsea

Título sofrido! Não foi nada fácil para o Chelsea conquistar seu primeiro Mundial de Clubes da história, ao derrotar o Palmeiras por 2 a 1, com um gol de pênalti no final do segundo tempo da prorrogação, em Abu Dhabi. Após a partida, o treinador do clube inglês, Thomas Tuchel, elogiou a atuação do time brasileiro durante os 120 minutos do duelo. 

Saiba como apostar em jogos de futebol

Tuchel exaltou, principalmente, o desempenho dos atletas alviverdes no sistema defensivo.  

– Um forte adversário. Para mim, um típico time sul-americano, muito bom individualmente, com enorme solidariedade e disciplina e enorme sacrifício sem a bola. Eles podem defender, sofrer, e defendem todos juntos. Então, sabíamos que poderia ser difícil criar chances. E sabíamos que tínhamos que ser pacientes e implacáveis ao mesmo tempo – elogiou o treinador. 

Durante a decisão, o Chelsea ficou com 71% da posse de bola e finalizou 20 vezes, acertando apenas três delas no gol de Weverton. Já o Palmeiras teve onze tentativas, sendo três no alvo. Ao todo, os ingleses trocaram 790 passes, com 87% de acerto, contra 321 passes dos brasileiros, que tiveram 67% de precisão. O time de Abel Ferreira ainda conseguiu 25 desarmes e 22 interceptações, contra 21 e nove, respectivamente, para os Blues.  

O treinador alemão também fez questão de destacar a atuação do Chelsea e admitiu que contou com uma dose de sorte no pênalti marcado no fim da prorrogação, após Luan tocar com o braço na bola dentro da área.  

– Devo dizer que a equipe foi muito, muito bem na prorrogação para controlar a partida completamente. E os rapazes do banco de reservas tiveram um grande impacto. E, claro, se você tiver um pênalti no fim, você também tem sorte. Mas acho que nós merecemos porque não demos muitas chances e nunca paramos de tentar, sendo ativos e fazendo o máximo – pontuou. 

Com a conquista do Mundial de Clubes, o Chelsea completou sua galeria de troféus. O clube passou a conquistar títulos de relevância internacional no início do século, quando foi comprado pelo bilionário russo, Roman Abramovich. De lá para cá, o clube inglês conquistou os seguintes títulos: 2 troféus da Liga dos Campeões (2011/12 e 2020/21), 2 da Liga Europa (2012/13 e 2018/19), 1 da Supercopa da Europa (2021), além de 5 do Campeonato Inglês (2004/05, 2005/06, 2009/10, 2014/15 e 2016/17), 5 da Copa da Inglaterra (2006/07, 2008/09, 2009/10, 2011/12 e 2017/18), 3 da Copa da Liga (2004/05, 2006/07 e 2014/15) e 2 da Supercopa da Inglaterra (2005 e 2009).  

Luan chora e é consolado por torcedores palmeirenses 

Nos minutos finais da prorrogação, o zagueiro Luan tocou com o braço na bola, dentro da área, originando o pênalti que culminou com o segundo gol do Chelsea na partida. Muito abalado, o jogador palmeirense recebeu apoio dos torcedores que estavam no hotel do time, em Abu Dhabi.  

O vídeo publicado nas redes sociais mostra Luan com os olhos marejados, enquanto é consolado por algumas pessoas. Um dos torcedores agradeceu ao zagueiro: “Você está marcado na história do Palmeiras. Obrigado, Luan. Só gratidão”, enquanto outro pede: “Para de chorar, é nós!” 

O pênalti cometido pelo defensor aconteceu aos oito minutos do segundo tempo da prorrogação, quando a bola bateu em seu braço no chute de Azpilicueta. Após consulta ao VAR, o árbitro marcou a penalidade. Minutos depois, Luan tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida.  

– É ruim, é duro, é difícil. Mas que sirva de lição para aprender e crescer – afirmou o zagueiro ao Bandsports. – Sentimento de tristeza, frustração e orgulho pela forma como nos comportamos. Sabemos da qualidade do adversário, mas fomos grandes, fomos Palmeiras. Triste, mas temos que seguir – completou. 

Palmeiras chega ao Brasil e é apoiado por seus torcedores

O Palmeiras chegou ao Brasil neste domingo e foi recebido por muitos torcedores. A delegação alviverde, principalmente o técnico Abel Ferreira, recebeu apoio.

Leo Santos
538 artigos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por gra ...