18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Situação de Pia Sundhage será definida na semana que vem

- novembro - 2024
IMAGO / Paul Marriott

Treinadora tem contrato com a CBF até o meio do ano que vem, acabando após as Olimpíadas

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu como semana que vem o prazo para decidir a situação da técnica Pia Sundhage. O futuro da sueca está nas mãos do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues. O

O desempenho do Brasil na Copa do Mundo Feminina de 2023, na Oceania, deixou bastante a desejar. A seleção foi eliminada na fase de grupos. Ela venceu o Panamá, (4 a 0), perdeu para a França (2 a 1) e empatou com a Jamaica. Foi a terceira vez na história que a equipe não chegou às oitavas de final. Isso faz com que a permanência de Pia seja algo bem difícil de acontecer.

Vale lembrar que a técnica tem contrato com a CBF até agosto do ano que vem. Resta saber se o acordo será interrompido ou ela vai comandar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, na França. A disputa começa em 26 de julho e vai até 11 de agosto de 2021. Caso o fim do contrato seja oficializado na semana que vem, Ednaldo terá que agir rapidamente para por outro profissional no comando. Em setembro, a seleção conta com dois amistosos por fazer na Data FIFA. Os nomes dos adversários ainda não foram revelados.

A situação da coordenadora de seleções femininas, Ana Lorena Marche, também está em xeque. A ideia é fazer uma mudança não só no comando técnico, mas também administrativo.

Opinião das atletas

Na semana passada, circulou uma informação na imprensa de que o presidente da CBF irá conversar com algumas atletas sobre a permanência ou não da Pia. A ideia dele é pegar as opiniões de jogadores importantes na seleção como Marta, Debinha, Biana Zaneratto e Tamires.

Também anteriormente, Pia Sundhage enviou uma carta para Ednaldo Rodrigues reiterando o seu desejo de continuar no comando da Seleção Brasileira. Ela foi contratada em 2019, ainda na gestão de Rogério Caboclo – afastado por denúncias de abuso sexual.  Desde então, o Brasil foi eliminado nas quartas de final das Olimpíadas de Tóquio, no Japão, em 2021, e campeão da Copa América, na Colômbia, em 2022.

Quem pode substituir Pia Sundhage?

Apesar de a CBF não fazer comentários sobre possíveis substitutos para Pia Sundhage, caso ela saia, há um nome entre os torcedores que chama atenção. Trata-se do técnico Arthur Elias, do time feminino do Corinthians. Com a equipe paulista, ele conta com os seguintes títulos:

·         Copa do Brasil (2016)

·         Libertadores da América (2017, 2019 e 2021)

·         Campeonato Paulista (2019, 2020 e 2021)

·         Campeonato Brasileiro (2018, 2020, 2021 e 2022)

·         Supercopa do Brasil (2022 e 2023)

·         Copa Paulista (2022)

Investimentos serão mantidos

Assim que o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo Feminina 2023, a CBF emitiu uma nota. No comunicado, o presidente Ednaldo Rodrigues garantiu que os investimentos no futebol não serão interrompidos.

“Já antecipo que este resultado em nada irá mudar o propósito da CBF, na minha gestão, de continuar investindo de forma consistente no futebol feminino como um todo. Pelo contrário, vamos intensificar este investimento. A técnica Simone Jatobá está neste momento na Granja Comary com a Seleção Sub-17 e, em dezembro, ela convoca pela segunda vez na história a Seleção  Sub-15. Vamos implementar também, ainda esse ano, durante as férias escolares, o Campeonato Brasileiro Sub-15/17, envolvendo todas as regiões do país. Competição essa que, em um curto prazo, revelará quase 1.500 novas jogadoras”, dizia a nota.

Leandro Gaignoux
316 artigos
Graduado em 2013, Leandro é um jornalista apaixonado por esportes. Iniciou sua trajetória profissional na Super Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, no Departamento de Esportes, em 2011, ainda como estagiário. Dois anos mais tarde, trabalhou na editoria de Cidade/Geral do Portal Manchete On-line. Desde 2017, atua como redator no fascinante mundo das apostas esportivas. Começou a colaborar para o Apostagolos em 2022.