18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Senegal festeja o título da Copa Africana de Nações

O capitão Koulibaly com a taça
O capitão Koulibaly com a taça. Foto: Divulgação / seleção de Senegal

Senegal está em festa! Após a seleção vencer o Egito, nos pênaltis, e se sagrar campeã da Copa Africana de Nações, a população do país tomou as ruas da capital Dakar, nesta segunda-feira, para comemorar o inédito título. No último domingo (6), a finalíssima da competição terminou empatada por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, sendo decidida nas penalidades, com vitória dos senegaleses por 4 a 2. A partida foi disputada no Estádio Olembe, na cidade de Yaoundé, em Camarões. 

Saiba como apostar em jogos de futebol

Pela primeira vez na história, Senegal conquistou o título com uma campanha invicta. O time venceu cinco jogos, sendo a final nos pênaltis, e empatou dois. O astro Sadio Mané, que havia desperdiçado um pênalti no tempo normal, converteu a última cobrança e foi o herói da dramática conquista.  

Eufóricos com o título, os torcedores também festejaram fora do país. Na França, onde existe um grande número de senegaleses, houve comemoração na avenida Champs Elysees, uma das mais conhecidas de Paris.  

Acostumados a conquistar títulos e participar das grandes comemorações em seus respectivos clubes na Inglaterra, o atacante Mané, do Liverpool, e o goleiro Mendy, do Chelsea, não resistiram às comemorações e compartilharam a emoção nas redes sociais. Os craques registraram o momento de euforia dos torcedores durante a chegada da seleção senegalesa à capital Dakar. 

“Não há sentimento melhor! Incrível! Nunca vi antes, momentos realmente orgulhosos”, escreveu Mané. 

“Dia de glória!”, comemorou Mendy em sua publicação. 

Sadio Mané foi escolhido o melhor jogador da competição, enquanto Edouard Mendy, eleito o melhor goleiro do mundo pela Fifa, também foi destaque na final, com grandes defesas no tempo normal e prorrogação, além de ter defendido uma cobrança nas penalidades. Os dois entraram para a seleção da Copa Africana de Nações.  

Em busca de uma vaga na Copa do Mundo, Senegal e Egito voltam a se enfrentar em março, pelas Eliminatórias Africanas. Apenas uma seleção irá carimbar o passaporte para o Qatar.  

Leo Santos
538 artigos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por gra ...