18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Senegal alcança posição histórica no Ranking da Fifa após título inédito

Mané foi o destaque de Senegal na conquista
Mané foi o destaque de Senegal na conquista. Foto: Divulgação / Liverpool

Sobe, Senegal! Em ano de Copa do Mundo, a primeira atualização do Ranking Mundial da Fifa não teve mudanças significativas no Top 10, mas uma seleção especificamente subiu algumas posições. Senegal, que conquistou o título da Copa Africana de Nações, figura na 18ª colocação e alcançou sua melhor posição na história. O Brasil continua na segunda colocação atrás da Bélgica. 

Saiba como apostar na Copa do Mundo

Caso tivesse conquistado as vitórias nas duas últimas partidas pelas Eliminatórias Sul-Americanas, diante de Equador e Paraguai, a Seleção Brasileira teria feito uma pontuação superior para alcançar o primeiro lugar do ranking, já que os belgas não atuaram em janeiro. Apesar de ter goleado os paraguaios por 4 a 0, no Mineirão, a seleção de Tite acabou empatando com os equatorianos. No Ranking Mundial da Fifa, o Brasil soma 1823,42 pontos, contra 1828,45 da Bélgica.  

A França, atual campeã mundial, segue na terceira colocação. Apesar disso, houve uma mudança significativa após o título dos franceses: a Argentina assumiu a quarta posição da Inglaterra, que caiu para o quinto lugar. Itália, Espanha, Portugal, Dinamarca e Holanda completam o Top 10. A Alemanha subiu uma posição e agora está em 11º lugar, seguida por México e Estados Unidos, que desceu duas posições, indo para 13º. 

A seleção senegalesa aparece em um histórico 18º lugar. Mesmo antes de conquistar a Copa Africana de Nações, a equipe de Mané, Mendy e cia já era o melhor africano no ranking da Fifa. Antes do título continental, Senegal estava em 20º.  

A Copa Africana de Nações foi a competição que mais impactou o ranking mundial, tendo em vista a ascensão de outras seleções, como a egípcia, que ficou com o vice-campeonato, ocupando a 34ª posição. Jogando em seus domínios, Camarões foi semifinalista do torneio e subiu 12 posições, chegando ao 38º lugar. Mas quem pegou o elevador e subiu 25 colocações foi Gâmbia, que agora é a 125ª colocada.   

Leo Santos
854 artigos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por gra ...

Artigos mais recentes