18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Seleção Brasileira goleia o Uruguai com show de Neymar e Raphinha

Rafinha comemora o gol pela Seleção Brasileira
Raphinha comemora o gol pela Seleção Brasileira. Foto: Divulgação / Lucas Figueiredo / CBF

A Seleção Brasileira está cada vez mais perto da Copa do Mundo do Qatar. Nesta quinta-feira, na Arena da Amazônia, em Manaus, goleou o Uruguai por 4 a 1 com gols de Neymar, Raphinha (2) e Gabigol, e se manteve com folga na liderança das Eliminatórias Sul-Americanas. Agora são 31 pontos em 11 jogos, seis a mais do que a Argentina, vice-líder.

Saiba como apostar em jogos de futebol.

E foi um verdadeiro show da Seleção Brasileira em Manaus. Com Neymar e Raphinha, que tinha a sua primeira chance como titular, inspiradíssimos, o Uruguai não conseguiu respirar. A equipe de Tite, como há muito não fazia, foi um verdadeiro rolo compressor. E a torcida manauara, é claro, foi ao delírio. Além do grande volume ofensivo, os dribles espetaculares também encheram os olhos. Paquetá, por exemplo, deu uma caneta em Nández de cinema.

– Vai ser difícil essa noite passar, vai ser difícil esquecer essa noite, não precisava acabar nunca. Vou voltar para lá focado naquilo que me fez chegar aqui, o bom trabalho no Leeds, vou fazer meu trabalho bem feito para voltar outras vezes – disse Raphinha, em entrevista à TV Globo.

O primeiro gol da Seleção Brasileira saiu aos 9 minutos do primeiro tempo. Fred achou Neymar na área. O craque tirou o goleiro e bateu firme para abrir o placar. O segundo não demorou. Aos 17 minutos, Paquetá fez ótima jogada pela esquerda e tocou para Neymar. O craque finalizou, o goleiro deu o rebote e Raphinha colocou na rede. Foi o primeiro gol dele pela Seleção Brasileira.

O ritmo da Seleção seguiu alucinante no segundo tempo. Aos 12 minutos, em ótimo contra-ataque da Seleção, Raphinha arrancou e bateu cruzado para marcar um belo gol. Não perca as contas: 3 a 0. O Uruguai descontou com Suárez de falta, aos 31 minutos. Mas aos 39 minutos veio a cereja do bolo amarelinha. Neymar cruzou e Gabigol, que entrara no segundo tempo no lugar de Gabriel Jesus, marcou de cabeça: 4 a 1.

E poderia ter sido mais hein!? O goleiro uruguaio Muslera fez pelo menos quatro defesas excepcionais e evitou uma tragédia maior para a seleção do Uruguai.

A Seleção Brasileira volta a campo no dia 11 de novembro para enfrentar a Colômbia, em casa, pela 13ª rodada das Eliminatórias. O Uruguai, por sua vez, recebe a Argentina.

Raphinha elogia o parceiro de ataque Neymar

Raphinha e Neymar. Essa dupla promete dar o que falar na Seleção Brasileira. A atuação desta quinta-feira mostrou que eles estão em sintonia apesar do pouco tempo em que jogam juntos. Após o show, o garoto Raphinha rasgou elogios ao ídolo Ney.

– Jogar do lado do Ney é muito fácil. Sou muito fã. Me inspiro muito nele, na maneira dele de jogar, de partir para cima do adversário. Vejo muitos vídeos dele. Estar jogando do lado dele é um sonho sendo realizado – disse.

Confira alguns trechos da entrevista do técnico Tite:

Calma com Raphinha“Continua com calma. É um processo. A gente tem discernimento, tem constatação da grande atuação sim. Mas senão daqui a pouco a gente acha que é o pico da montanha. Vai oscilar. É normal. É jovem. Fez grande jogo, mas tem que ter bom senso e serenidade nas avaliações”.

Raphinha na Copa?“Estou pensando na próxima convocação. Em respirar. Ligar para minha esposa, para minha filha, estou com saudade dos meus netos, encher eles de beijo.

Deixa eu curtir um pouco aqui. Agradecer o Bielsa, o radar que tivemos, nesse acompanhamento, confirmado na sequência, em conversa com Bielsa, fica meu agradecimento público.

Assim como outros técnicos, mas nesse caso específico. Eles falaram no vestiário. Tem que jogar muito no seu clube, a concorrência aumenta, o sarrafo aumenta, o nível aumenta, e o atleta compete para estar na seleção brasileira. Competir de forma leal é legal. Não é com trairagem”.

Desempenho ideal da Seleção?“Não sei. Sempre falo que são estágios, processos. Jogo acaba mostrando, tempo vai permitindo. Experiência que tenho passado, nem euforia em demasia. Foi grande jogo, teve solidez.

Futebol é relação de conjunto, peso, contrapeso. Foi grande jogo sim. Serve como avaliação de um aberto, externo, com Paquetá, Neymar e Alex Sandro mais entrosados no setor esquerdo. Neymar com liberdade habitual no processo criativo. Às vezes o jogo permite. Fred saindo um pouco mais, para fazer pressão e recomposição. A gente vai reestruturando, criando solidez”.

Produção ofensiva“É desafiador. Teve nas três marcações, alta, média e baixa, teve solidez. Na construção, nunca abriu mão da linha de quatro com seu goleiro e meio-campistas.

Encontramos espaços hoje com volantes, um puxando na frente e outro rodando por trás, para essa bola chegar com tempo e espaço para Neymar, ou para Paquetá, são jogadores criativos.

Tem jogadores que atacam a profundidade. Pressão média a gente conseguiu com Alex Sandro em plano mais avançado, Emerson na saída de três. Para dar consistência aos homens da frente.

Fizemos marcação alta muito bom na frente, perde e pressiona muito bom, com retomada. Retomada no campo adversário te gera oportunidade de perigo. Teve boa atuação nesses estágios ofensivos e defensivos”.

Fred e Fabinho“Aquilo que a gente fala em processos, com variações táticas nas funções, variações de atletas nas funções, te dão isso. E quando fala de dois atletas, é injusto falar, porque uma equipe consegue roubar, se há uma pressão inicial, que facilita a ação de dois volantes, e de dois meio-campistas que não ficam presos. É um contexto todo que teve grande atuação”.

Aliviado?“Não, me deixa em paz. Paz é o sentimento que trago, de fazer meu melhor trabalho possível. Cobrança que nós temos. E compreender que a gente representa alguns, e a eles nosso carinho, nossa dedicação. E também o outro lado, de ver que faz parte. Mas estou em paz”.

Caipirinha para comemorar?“Quando jogava jogo no Sul, me davam de presente a caipirinha para curtir. Quero curtir com minha esposa, com minha filha, com meus netos, minha nora. Ficar em um momento de paz. E tomar sim. Talvez duas. Mas vou ficar em casa, não vou dirigir”.

Campanha recorde“Não é boa. É excepcional (pontuação). Teve oscilação de performance, de desempenho, mas números são incontestáveis. Quando acabou o jogo da Colômbia, recebi mensagem do Maturana, reconhecimento de todo o trabalho.

A gente está construindo isso e quero me permitir abrir o parêntese e agradecer Manaus. Obrigado, Manaus. Tiveram calor humano extraordinário. No retorno do público, com crianças nos treinamentos.

Quando chegava o ônibus. Calor humano é exemplar. Foi muito bonito. Talvez a atuação de hoje tenha sido um pouco o retorno de todo esse carinho, essa receptividade”.

A classificação das Eliminatórias:

Os resultados da 12ª rodada:

CAMPEONATO BRASILEIRO

Rogério Ceni estreia com empate no São Paulo

O técnico Rogério Ceni está de volta ao São Paulo, onde brilhou como goleiro. Ele chegou para o lugar do demitido Crespo. A estreia foi nesta quinta-feira, no Morumbi. E o Tricolor apenas empatou com o São Paulo em 1 a 1. As duas equipes seguem ameaçadas pelo rebaixamento.

Mancini no Grêmio

O técnico Vagner Mancini trocou o América-MG pelo Grêmio, que demitiu Luiz Felipe Scolari, o Felipão. O Tricolor Gaúcho luta desesperadamente contra o rebaixamento.

Leo Santos
2470 artigos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por grandes jornais do Brasil como Lance e Grupo Globo. Escreve para o Apostagolos desde 2021.