18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Seleção Brasileira goleia a Bolívia e ‘fecha’ as Eliminatórias com moral

Bruno Guimarães comemora o seu gol com o amigo e companheiro Lucas Paquetá
Bruno Guimarães comemora o seu gol com o amigo e companheiro Lucas Paquetá. Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Altitude? Que altitude? Sem dificuldades, a Seleção Brasileira goleou a Bolívia por 4 a 0 nesta terça-feira, em La Paz, e “encerrou” as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo com muita moral. “Encerrou” entre aspas porque ainda pode ser realizado o jogo contra a Argentina. Aquele mesmo que seria disputado em São Paulo, mas que foi cancelado/adiado. Os gols na vitória sobre os bolivianos foram marcados por Lucas Paquetá, Richarlison (2) e Bruno Guimarães.

Saiba como apostar na Copa do Mundo

Foi mais uma grande atuação da Seleção Brasileira, do técnico Tite. Com destaque para os meias Lucas Paquetá e Bruno Guimarães que, definitivamente, voaram em campo. Paquetá marcou um bonito gol após passe de Bruno. O gol que abriu a goleada. E devolveu o presente. Bruno também marcou um golaço após assistência de Paquetá.

Quem também fez um bom papel foi Richarlison. Atuando como centroavante, ele marcou dois gols mostrando oportunismo e ganhou pontos com Tite. A poucos meses da Copa do Mundo, o Pombo é forte candidato a uma vaga no Qatar.

– Sim (a atuação superou as expectativas). Qualquer expectativa que pudesse colocar em cima de todo esse desempenho, em termo de análise qualitativa e quantitativa, vir para cá com tamanhas adversidades e fazer um placar tão elástico, com número de finalizações importante, mantendo nível, alternando sem perder o modelo… – analisou o técnico Tite.

O treinador também falou sobre o sentimento após a ótima campanha nas Eliminatórias. Empolgação? Não! Paz:

– A gente sempre estabelece etapa, fico aqui conversando com vocês e olho a comissão toda fora, a gente tenta fazer o melhor trabalho possível, busca consolidar. Esse sentimento aflorado que tenho agora é de paz. O meu é de paz.

Vice-artilheiro da Seleção neste ciclo de Copa do Mundo com 13 gols, Richarlison comemorou a boa atuação.

– Eu combino com a Seleção Brasileira, toda vez que venho sinto como se estivesse na minha casa. Até falei com os meninos, que se pudesse morava lá na Granja Comary. Felicidade total de estar vestindo essa camisa, espero dar alegria para minha família, meus companheiros, continuar fazendo gols e honrar a camisa sempre, que é o mais importante – disse.

Quem também comemorou foi o volante Bruno Guimarães. Ele marcou o primeiro gol dele pela Seleção principal.

– A sensação é única. Foi para meu filho ou minha filha, não sei qual vai ser, mas fico feliz de compartilhar isso com as pessoas de bem, que torcem por mim. O gol é o ponto máximo da carreira de um jogador, ainda mais o primeiro com a camisa da Seleção. Se eu pudesse, enquadraria o gol, foi muito bonito e foi o meu primeiro – disse Bruno.

A tendência é que a Seleção faça três amistosos preparatórios para a Copa do Mundo no meio do ano. Porém, ainda não conhecemos nem as datas e nem os adversários. O grande desejo da CBF era enfrentar seleções europeias. Mas o calendário apertado pode não permitir.

Brasil, Argentina, Uruguai e Equador passaram diretamente para a Copa do Mundo nas Eliminatórias Sul-Americanas. O Peru, quinto colocado, vai disputar a Repescagem.

Abaixo, todas as 27 seleções já classificadas para a Copa do Mundo

América do Sul (4): Brasil, Argentina, Equador e Uruguai 
Europa (12):
 Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Sérvia, Suíça, Portugal e Polônia
América Central e do Norte (1): Canadá 
Ásia (5): Qatar, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Irã e Japão 
África (5): Senegal, Gana, Marrocos, Camarões e Tunísia.

Leo Santos
551 artigos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por gra ...