18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

São Paulo

O São Paulo Futebol Clube é um clube brasileiro da cidade de São Paulo. Foi fundado em 25 de janeiro de 1930.

O SPFC é primeiro clube no Brasil a conquistar a Copa Libertadores da América três vezes. No Campeonato Brasileiro, foram seis títulos. O mais impressionante é que o time conseguiu ganhar a taça por três anos consecutivos (2006, 2007 e 2008). Além de ser o primeiro Tricampeão consecutivo do Campeonato Brasileiro desde sua criação, o time foi o primeiro a se tornar Hexacampeão (77/86/91/06/07/08).

Ídolos inesquecíveis do SPFC

Rogério Ceni é um dos maiores símbolos do clube. O atleta foi o maior goleiro artilheiro do mundo, campeão mundial com a Seleção Brasileira, bicampeão mundial e da Libertadores, tricampeão brasileiro, capitão e líder do São Paulo. No total, foram 1.237 jogos disputados pelo atleta no SPFC, de 1993 a 2015.

Além disso, Kaká, Raí, Telê, Hernanes e outros ídolos também brilharam com o Manto Tricolor. Entre os técnicos do São Paulo, também há grandes nomes, como, por exemplo, Telê Santana e Muricy Ramalho.

São Paulo

Fundação

25 de janeiro de 1930

Apelido

Tricolor Paulista

Cores

Preto, vermelho e branco

Presidente

Julio Casares

Estádio

Estádio Cícero Pompeu de Toledo – Morumbi

Capacidade do estádio

67.000

Títulos conquistados

Copa Libertadores :

1992, 1993 e 2005

Campeonato Brasileiro :

1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008

Mundial de Clubes:

1992, 1993 e 2005

São Paulo – jogos e resultados

São Paulo – elenco

Notícias do São Paulo

Corinthians vence o São Paulo, no Morumbi, e acaba com jejum de seis anos

Palpites São Paulo x Corinthians – 29/01/2023 – Campeonato Paulista

Palpites São Paulo x Internacional 08/11/2022 – Série A

Palpite Fluminense x São Paulo – Série A 05/11/2022

São Paulo apresenta o atacante argentino Nahuel Bustos

São Paulo encaminha a venda de Rigoni para o Austin FC, dos EUA

Norwich anuncia a contratação do atacante brasileiro Gabriel Sara, cria do São Paulo

Hino do São Paulo

O hino oficial do São Paulo Futebol Clube foi composto em 1936, pelo tenente José Porphyrio da Paz.

Salve o tricolor paulista
Amado clube brasileiro
Tu és forte, tu és grande
Dentre os grandes és o primeiro
Tu és forte, tu és grande
Dentre os grandes és o primeiro

Ó tricolor
Clube bem amado
As tuas glórias
Vêm do passado

(x2)

São teus guias brasileiros
Que te amam ternamente
De São Paulo tens o nome
Que ostentas dignamente

São Paulo clube querido
Tu tens o nosso amor
Teu nome e tuas glórias
Têm honra e resplendor

Tuas cores gloriosas
Despertam amor febril
Pela terra Bandeirante:
Honra e Glória do Brasil

Tricolor paulista

As três cores do clube foram estabelecidas desde a a fundação do clube, em 1930. O vermelho, branco e preto são as mesmas cores dos integrantes da fundação. O vermelho faz alusão ao Club Athlético Paulistano e, o preto, referência aos sócios da Associação Athlética das Palmeiras. Já a cor branca estava presente na identidade visual dos dois grupos.

Além disso, claro, as cores do tricolor paulista também são as mesmas da bandeira do Estado de São Paulo.

Mascote do São Paulo

O mascote do clube é um velhinho de barbas brancas, chamado Santo Paulo. O nome “santo” foi adotado para que o mascote não fosse confundido com o nome do clube são-paulino. O personagem é famoso desde as décadas de 30 e 40 quando os cartoons eram publicados no jornal A Gazeta.

Atualmente, o mascote acompanha e anima os jogos são-paulinos. Na época da Copa do Mundo de 2018, inspirado pelo mascote da seleção brasileira Canarinho Pistola, o clube chegou a lançar uma versão do mascote Santo Paulo “pistola” também.

Torcedores famosos do São Paulo

Os atores Henri Castelli, Tony Ramos, Lima Duarte, Caio Castro e Rodrigo Lombardi são alguns dos torcedores famosos do clube.

Adicionalmente, as atrizes Luana Piovani, Fernanda Paes Leme e Karina Bacchi são outras famosas que torcem pelo São Paulo.

Do mesmo modo, os irmãos e atores Danton Mello e Selton Mello também são tricolores paulistas. O cantor Nando Reis, o piloto Felipe Massa e o jornalista William Bonner estão entre outras personalidades que torcem pelo clube declaradamente.

Estádio do Morumbi

O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, Estádio do Morumbi, é a casa do São Paulo FC. Os jogos do tricolor paulista e da Seleção Brasileira foram as grandes atrações do estádio. Porém, há também outros momentos históricos sediados pelo Morumbi, até mesmo a visita do Papa João Paulo II.

O local também já recebeu outros eventos importantes, como shows de astros internacionais como Paul McCartney, U2, Queen, Madonna e Michael Jackson.

Visita ao Morumbi

No estádio, os torcedores podem fazer o passeio chamado de Morumbi Tour, em que os visitantes conseguem ver o Memorial de Conquistas e o Centro de Mídia. O tour também inclui a visita a outros espaços da estrutura, como a área de aquecimento e os vestiários do Morumbi.

Os fãs de futebol também passam pelo túnel de acesso ao campo e pelo gramado do estádio. O preço do ingresso é R$50 (inteira), mas sócio torcedores pagam R$40 (preços de 2022). As saídas acontecem de segunda a sexta-feira, as 10h, 12h, 14h e 16h. Nos sábados, domingos e feriados, o tour é realizado nos seguintes horários: 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h.

No entanto, é importante consultar o horário de funcionamento em dias de partidas no Morumbi.

CT da Barra Funda

O Centro de Treinamento Frederico Antonio Germano Menzen, mais conhecido como CT da Barra Funda, é o local onde o time profissional participa de treinamentos técnicos, táticos e físicos.

Além disso, no local, a equipe são-paulina se concentra para as partidas. Por fim, lá moram também alguns jogadores de fora da cidade que preferem residir no clube.

Adicionalmente, o SPFC possui o Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, que fica em Cotia. O local é referência internacional quando o assunto é a formação de atletas de alto rendimento. No CFA treinam as categorias da base são-paulina Sub-20, Sub-17, Sub-15, Sub-13 e Sub-11.

Sócio torcedor do São Paulo

O São Paulo possui um programa Sócio Torcedor atualmente. Os integrantes podem ter vantagem na compra de ingressos, na rede de parceiros e muito mais.

Vídeos e lives exclusivas com jogadores e dirigentes, sorteio de camisas usadas pelo time e cashback são outros benefícios. Enfim, a dinâmica é bem parecida com a adotada por outros clubes, com diversas faixas de pagamento e de benefícios.