18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

São Paulo empata com o Flamengo, no Morumbi, e fica com o título da Copa do Brasil

Rafinha levanta o troféu da Copa do Brasil
Rafinha levanta o troféu da Copa do Brasil. Foto: IMAGO / TheNews2

O São Paulo conquistou o título que lhe faltava. Neste domingo, o Tricolor empatou com o Flamengo em 1 a 1, no Morumbi, e ficou com o troféu da Copa do Brasil 2023. Bruno Henrique abriu o placar para o Flamengo no primeiro tempo, mas Rodrigo Nestor marcou um golaço de fora da área minutos depois e garantiu o título. Lembrando que o time comandado pelo técnico Dorival Júnior precisava apenas do empate, já que venceu o jogo de ida, no Maracanã, por 1 a 0.

Saiba como apostar em jogos de futebol

No jogo deste domingo, o Flamengo foi melhor. Controlou o jogo e teve mais chances para marcar. Mas o goleiro do São Paulo, Rafael, estava em uma grande tarde e ajudou o time a segurar o empate. Foram pelo menos três grandes defesas.

O gol do Flamengo saiu no fim do primeiro tempo. Erick Pulgar finalizou, Rafael defendeu e a bola bateu na trave. Bruno Henrique aproveitou o rebote e colocou na rede. Minutos depois, no último lance do primeiro tempo, após falta cobrada na área, Rossi afastou mal, e Rodrigo Nestor pegou de primeira para marcar um bonito gol: 1 a 1.

No segundo tempo, o panorama do jogo foi parecido com o do primeiro tempo. O Flamengo criando, e o São Paulo explorando os contra-ataques. Mais chances para o lado rubro-negro. Mas talvez a mais clara tenha sido do Tricolor. Luciano perdeu na cara do gol nos últimos minutos.

O Flamengo segue a sua sina de fracassos em 2023. Foram quatro vice-campeonatos (Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Campeonato Carioca e agora Copa do Brasil). Resta ao time comandado por Jorge Sampaoli buscar a classificação para a Libertadores via Campeonato Brasileiro. Atualmente, a equipe está fora do G6.

No São Paulo, o momento é de comemorar. O Tricolor levou uma bolada de cerca de R$ 88 milhões pra casa com a conquista da Copa do Brasil e a vaga para a Libertadores 2024.

Dorival Júnior, bicampeão (seguido) da Copa do Brasil, consolou os jogadores do Flamengo (seus ex-comandados) após a partida.

– Foi um trabalho gigante contra uma das melhores equipes, se não a melhor equipe sul-americana. Uma equipe que tem jogadores, que até outro dia, estavam ao meu lado e sei do potencial, da capacidade e das qualidades – disse.

– De maneira nenhuma (é diferente). Só tenho a agradecer à diretoria e torcida do Flamengo. Não tenho nada contra. Meu coração está limpo. Tive um momento maravilhoso no Flamengo e estou tendo agora no São Paulo. Pra mim, isso não tem preço – acrescentou.

Do lado do Flamengo, Jorge Sampaoli afirmou que o Rubro-Negro não merecia o vice-campeonato.

– Eu acho que o jogo foi favorável ao Flamengo. Nos quatro tempos, três foram para o Flamengo. Nesta Copa, o Flamengo foi melhor que todos os rivais. Mas isso é futebol. O São Paulo fez um gol no final do primeiro tempo, onde não havia tentado nada. No segundo tempo o time foi buscar, um jogo muito picotado pelo árbitro, muito picotado. Para mim, o time foi melhor que o São Paulo e não pôde ganhar – avaliou.

Leo Santos
2638 artigos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por grandes jornais do Brasil como Lance e Grupo Globo. Escreve para o Apostagolos desde 2021.