Duas jogadoras da seleção da Argentina que estão disputando a Copa do Mundo Feminina na Oceania foram dispensadas pelo Santos. Tratam-se da zagueira Adriana Sachs e da lateral esquerda Eliana Stabela.
A dispensa da dupla foi confirmada pelo clube do litoral de São Paulo por meio de uma nota em seu site oficial. De acordo com o Peixe, já estavam previstos que os contratos das duas atletas não seriam renovados. Além disso, na nota é afirmado que as jogadoras também pediram para ser liberadas.
Eliana Stabile eEliana Stabile vão ter que procurar um novo time para jogar. Enquanto isso não acontece, elas buscam o primeiro título da Argentina no Mundial da Austrália e da Nova Zelândia. Ambas foram convocadas pelo treinador Germán Portanova.
Além das atletas citadas acima há outras também que atualmente jogam no futebol brasileiro. São os casos das meias Agostina Holzheier, do Grêmio, e Lorena Benítez, do Palmeiras. Ainda tem também a atacante Paula Gramaglia, que defende o RB Bragantino.
Lista das jogadoras convocadas
Goleiras
Vanina Correa (Rosario Central), Lara Esponda (River Plate) e Abigail Chaves (Huracán)
Zagueiras e laterais
Adriana Sachs (livre), Eliana Stábile (livre), Julieta Cruz (Boca Juniors), Aldana Cometti (Madrid C.F.F), Sophia Braun (León), Miriam Mayorga (Boca Juniors) e Gabriela Chávez (Estudiantes de Buenos Aires)
Meia-campistas
Vanesa Santana (livre), Romina Núñez (UAI Urquiza), Daiana Falfán (UAI Urquiza), Dalila Ippolito (Parma), Lorena Benítez (Palmeiras), Camila Gómez Ares (Universidad de Concepción), e Estefanía Banini (Atlético de Madrid)
Atacantes
Paulina Gramaglia (Red Bull Bragantino), Yamila Rodríguez (Palmeiras), Florencia Bonsegundo (Madrid C.F.F.), Mariana Larroquette (Orlando Pride), Chiara Singarella (University of Alabama) e Érica Lonigro (Rosario Central)
Participação da Argentina na Copa do Mundo Feminina 2023
As hermanas vão estrear no Grupo G diante da Itália. O jogo será na madrugada desta segunda-feira, dia 24 de julho, às 3h, horário de Brasília. Sul-americanas e europeias vão se enfrentar no Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia.
Três dias depois elas voltam a campo novamente no Dunedin Stadium, na Nova Zelândia. No dia 27, às 21h, a Argentina irá medir forças com a África do Sul. Já em 2 de agosto, desta vez no Waikato Stadium, em Hamilton, na Nova Zelândia, o fechamento da fase de grupos será contra a Suécia. A bola irá rolar a partir das 4h.
A expectativa para a primeira fase da Copa do Mundo é que a Argentina fique com a segunda colocação do grupo. A tendência é que o primeiro lugar fique com a Suécia.
Nos mundiais da FIFA disputados desde 1991, as argentinas marcaram presença em três edições. Isto aconteceu em 2003, 2007 e 2019. Em todas elas, a equipe da América do Sul nunca conseguiu passar da primeira fase, sempre ficando na etapa dos grupos. Será que agora este tabu será quebrado pela equipe do técnico Germán Portanova? No continente sul-americano o Brasil está um nível acima das suas adversárias.