18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Robben anuncia a aposentadoria do futebol pela segunda vez

O craque holandês Arjen Robben, de 37 anos, anunciou nesta semana a aposentadoria dos gramados. Ele estava no Groningen, da Holanda, mas, por problemas físicos, não conseguiu desempenhar o seu melhor futebol na última temporada. Foram só sete partidas disputadas na temporada 2020/21, apenas três como titulares, somando 263 minutos em campo.

Confira o comunicado do agora ex-jogador.

Queridos amigos do futebol, decidi interromper minha carreira no futebol. Há um ano, anunciei meu retorno como jogador do Groningen. Embarquei nessa aventura com muita energia e entusiasmo. Eu apenas tive que lidar com os contratempos físicos rapidamente, o que me impediu de jogar partidas por muito tempo. Depois de um longo caminho de tentativa e erro, finalmente consegui jogar os últimos jogos da temporada.

Olhando para a temporada passada, honestamente cheguei à conclusão de que o número de minutos de jogo foi decepcionante. Eu sabia de antemão que isso poderia acontecer, mas aceitei o desafio e dei tudo para que desse certo. E não apenas eu, todos no clube e ao meu redor me ajudaram e apoiaram em todos os momentos.

As calorosas reações e declarações de apoio de todos os fãs de futebol não me deixaram indiferente. Estou muito grato a todos por isso. Depois do último jogo, disse que reservaria um tempo para tomar uma decisão informada sobre o futuro. Logo após a última partida, voltei a treinar. Para mim, foi importante manter a forma física que adquiri nos meses anteriores e não voltar muito atrás.

Desta forma, pude experimentar simultaneamente se me sentia bem do ponto de vista físico e se era realista continuar por mais um ano. É por isso que decidi parar. Uma decisão muito difícil, porque a mente e a emoção disseram o contrário. O coração do futebol queria que continuar, especialmente com o objetivo de uma temporada completa.

Antes de tudo, desfrutei do esporte e esperava retribuir aos fãs. Mas às vezes dizem: ‘Tudo acaba.’ Acho que a decisão de parar de se aposentar é justa e realista. É por isso que não sou mais um jogador hoje, mas um torcedor do nosso Groningen.

Gostaria de agradecer a todos os fãs e torcedores de futebol por todo o apoio caloroso e mensagens doces que recebi no ano passado. Foi maravilhoso e reconfortante. Desejo a todos um ótimo momento futebolístico em estádios lotados, mas acima de tudo boa saúde!”

É a segunda vez que Robben anuncia a aposentadoria do futebol. Em julho de 2019, aos 35 anos, ele defendia o Bayern de Munique e decidiu parar. Um ano depois, no entanto, o jogador surpreendeu a todos com a decisão de voltar a jogar pelo clube que o revelou para o futebol, o Groningen.

Robben estreou como profissional em 2000. Depois do Groningen, passou por PSV (HOL), Chelsea (ING), Real Madrid (ESP) e Bayern de Munique (ALE). Foram mais de 600 partidas e 210 gols marcados. Pela seleção holandesa, ele disputou três Copas do Mundo (2006, 2010 e 2014).

Com grandes atuações de Robben, a Holanda alcançou o vice-campeonato mundial em 2010, quando perdeu pra Espanha na África do Sul. E o terceiro lugar em 2014, vencendo o Brasil, dono da casa.

O futebol, sem dúvida, perde um dos grandes. Boa sorte na nova empreitada, Robben!

Leo Santos
3092 artigos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por grandes jornais do Brasil como Lance e Grupo Globo. Escreve para o Apostagolos desde 2021.