18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Copa do Mundo Feminina: quem é Alisha Lehmann, fenômeno das redes

alisha-lehmann
Alisha Lehmann vai disputar a Copa do Mundo Feminina com a Suíça. Crédito: IMAGO / Sports Press Photo

Nem Marta, nem Alex Morgan, nem Alexia Putellas fazem frente à Alisha Lehmann, maior jogadora de futebol feminino do mundo. Ao menos nas redes sociais. A suíça, jogadora da seleção de seu país e também do Aston Villa, da Inglaterra, é considerada a atleta do esporte mais influente do planeta na atualidade. Ela estará em campo na Copa do Mundo Feminina, que começará dia 20, na Austrália e na Nova Zelândia.

Por conta disso, o Apostagolos.com preparou perfil que ajuda a explicar quem é a atleta suíça mais relevante nas redes sociais, entre homens e mulheres, à frente de ninguém menos que o tenista Roger Federer.

Alisha Lehmann nas redes sociais

Alisha é atualmente a jogadora com mais seguidores no Instagram. São mais de 13,7 milhões de seguidores. A capacidade de mobilizar tantas pessoas na rede social ofereceu a ela a chance de assinar contratos de publicidade milionários. Ela atualmente é garota-propaganda da marca de moda Boohoo, dos perfumes Gisada, das joias MJ Jones, da EA Sports, desenvolvedora do jogo de futebol virtual EA FC, e da Coca-Cola.

Ela também é a jogadora com mais seguidores no TikTok, mais de oito milhões. Em ambas as redes sociais, ela é muito engajada, com a produção de muito conteúdo, tanto envolvendo o futebol, quanto mostrando parte de sua vida pessoal.

Somando também as contas Facebook e Twitter, Alisha Lehmann acumula mais de 23 milhões de seguidores nas principais redes sociais.

Alisha Lehmann - maio - 2024
Alisha Lehmann aparece à frente das maiores jogadoras de futebol da atualidade, como Putellas e Marta. Crédito: Arte

História em campo

Hoje aos 24 anos, Alisha nasceu numa pequena cidade suíça chamada Tägertschi, atualmente Munsingen. Ela começou a atuar profissionalmente no BSC YB Frauen, da Suíça, ainda aos 17 anos. O desempenho da atacante, que marcou 45 gols em 71 jogos pela equipe, despertou a atenção de outras equipes.

Mas foi mesmo o desempenho pela seleção da Suíça no Campeonato Europeu Sub-19 que impressionou o técnico contratado pelo West Ham para montar o primeiro time feminino do clube de Londres. Matt Beard foi atrás de Alisha e a contratou, dando início a sua história no futebol inglês. Atualmente, ela atua pelo Aston Villa, depois de ter passado também pelo Everton.

Namoro com brasileiro

Foi em Birmingham que conheceu Douglas Luiz, jogador brasileiro que também atua pelo Aston Villa. Em 2021, começaram a namorar. Os dois compartilharam muito da relação nas redes sociais e Alisha passou a ganhar fãs brasileiros e também vascaínos. Douglas, que é torcedor do clube da Colina, em viagem ao Brasil com a namorada, a levou para assistir à partida do Vasco no Maracanã.

Em novembro passado, a imprensa inglesa noticiou que os dois terminaram o namoro de aproximadamente um ano depois que o brasileiro não gostou do fato dela ter aceitado convite para fazer fotos como modelo.

No começo da carreira, Alisha Lehmamm se dizia abertamente lésbica. Ela namorou outra jogadora, a também suíça Ramona Backmann, principal jogadora da seleção de seu país. Ambas estarão na Copa do Mundo. Depois, durante o namoro com Douglas Luiz, afirmou ser bissexual.

Vítima de sexualização nas redes sociais

Com a crescente fama, Alisha tem sido também vítima de sexualização nas redes sociais. Um caso notório ocorreu no Brasil.

O jornalista Milton Neves compartilhou um vídeo em que a jogadora aparece comemorando um gol apontando seu número nas costas. Ele comentou pedindo que seus seguidores dissessem qual é o número da camisa da jogadora, insinuando que não teriam prestado atenção por conta da beleza da atacante.

Douglas Luiz, então namorado de Alisha, respondeu Neves dizendo que ele não estava respeitando nem o futebol feminino, nem a jogadora.

Bruno Marinho
42 artigos
Jornalista esportivo com passagens pelas redações do 'Lance', do 'Extra' e do 'Globo', com a cobertura das Copas do Mundo de 2014, 2018 e 2022 no currículo. Apaixonado por esportes e boas histórias.