Treinadora sueca tem contrato com a CBF até o meio do ano que vem.
Após a traumática eliminação do Brasil na Copa do Mundo Feminina 2023 vem o questionamento sobre a treinadora. Será que a sueca Pia Sundhage vai continuar no comando da seleção? Ela está no cargo desde 29 de julho de 2019.
Ainda na Austrália, logo após o empate de 0 a 0 com a Jamaica, no Grupo F, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues foi perguntado sobre esta questão. Esta informação foi trazida pelo site do GE. A apuração do portal informou que o dirigente irá analisar a troca ou não da profissional quando estiver com a cabeça fria, dias depois da precoce eliminação.
Já na entrevista coletiva feita após o jogo no Melbourne Rectangular, na Austrália, a mesma pergunta foi feita para a Pia. Ela prontamente respondeu.
“Quanto a mim, o meu contrato se encerra no dia 30 de agosto do ano que vem”, disse a treinadora. Antes de o acordo com a CBF chegar ao fim, ela ainda tem a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris, na França. Esta competição será disputada no dia 26 de julho a 11 de agosto.
Em relação ao jogo contra a Jamaica, realizado às 8h desta quarta-feira, 3 de agosto, Pia analisou a eliminação.
“É muito triste. A gente tinha muitas expectativas. Começamos bem a Copa do Mundo Feminina, mas aqui estamos. Elas (Jamaica) jogaram bem e a gente não conseguiu mudar essa situação. Temos que encarar os resultados.”
Zagueira tem opinião forte
Na zona mista, em conversa com os jornalistas, a zagueira Rafalle, uma das atletas mais experientes do grupo, falou sobre uma possível troca de comando.
“Eu acho que temos que pensar o que é melhor para o futebol feminino. Se tiver alguém com mais condições, com mais qualidade, o futebol feminino merece isso.”
Pia vem sendo bastante criticada pelos torcedores e também pelos analistas esportivos. Na visão deles, a treinadora demorou bastante para fazer as alterações em momentos importantes contra as jamaicanas.
Outra veterana do Brasil, a lateral Tamires adotou um tom mais ameno, parecido com o da presidente da CBF.
“Quando se ganha, se ganha todo mundo. Quando perde, perde todo mundo. Acreditamos até o fim nessa comissão. Não cabe a mim avaliar essa situação. Deixa a gente esfriar a cabeça um pouco, superar a desclassificação e pensar nos próximos passos”, afirmou.
A Copa do Mundo Feminina não para
A Seleção Brasileira foi eliminada, mas ainda há muito jogo para ser disputado. O Mundial Feminino acontece até o dia 20 de agosto, quando será disputada a grande final, no Sydney Football Stadium, na Austrália.
Agora, a próxima fase da competição é as oitavas de final. As partidas dos próximos dias são as seguintes:
- Suíça x Espanha
- Holanda x África do Sul
- Japão x Noruega
- Suécia x Estados Unidos
- Austrália x Dinamarca
- França x 2º colocado do Grupo H (Colômbia, Alemanha ou Marrocos)
- Inglaterra x Nigéria
- 1º colocado do Grupo H (Colômbia, Alemanha ou Marrocos) x Jamaica
Para continuar acompanhando os jogos da Copa são três os canais de transmissão. São eles: Globo, na televisão aberta, Sportv, na televisão fechada, e a CazéTV, no Youtube e na Twitch.