Anteriormente, a treinadora sueca já foi comandante das norte-americanas por cinco anos
Com os dias contados na Seleção Brasileira, a técnica Pia Sundhage pode assumir outra equipe. Trata-se dos Estados Unidos – o país mais vezes campeão da Copa do Mundo Feminina. O nome dela apareceu em uma lista do canal Fox Sports de possíveis treinadoras para comandar as representantes do Tio Sam. Segundo a imprensa norte-americana, há boas chances de a federação local demitir o macedônio Vlatko Andonovski.
No Mundial de 2023, realizado na Austrália e na Nova Zelândia, os EUA fizeram uma campanha desastrosa. O país se classificou na segunda colocação do Grupo E. A campanha foi: vitória sobre o Vietnã (3 a 0) e empates com Holanda (1 a 0) e Portugal (0 a 0). Contra as portuguesas, quase que as americanas levam o gol no finalzinho da partida, o que eliminaria a seleção ainda na primeira fase.
Nas oitavas de final, as adversárias foram as suecas. No tempo normal de jogo e na prorrogação o marcador não saiu do 0 a 0. Foi nos pênaltis que veio a eliminação, com o placar ficando em 5 a 4 para a formação europeia. Esta foi a primeira vez na história que os Estados Unidos não ficam no top 3 da competição da FIFA.
O desempenho na Oceania vem sendo duramente criticado por diversas personalidades. A jogadora Carli Lloyd – nome histórico do futebol feminino americano – e o ex-presidente Donald Trump foram algumas pessoas que criticaram publicamente a seleção.
Pia Sundhage na terra do Tio Sam
Vale lembrar que Pia já foi treinadora da seleção principal dos Estados Unidos. Isto aconteceu de 2008 e 2012. A sua passagem foi bastante positiva, tanto que as norte-americanas conquistaram duas medalhas de ouros olímpicas. A primeira, em 2008, foi em Pequim, na China, enquanto a segunda, em 2012, foi em Londres, na Inglaterra.
O atual momento de Pia Sunghage também não é bom, assim como acontece com Vlatko Andonovski. Treinando a Seleção Brasileira, a sueca foi eliminada precocemente na Copa, nem se classificando para as oitavas de final. No Grupo F, o Brasil estreou goleando o Panamá por 4 a 0. Depois, perdeu para a França por 2 a 1. Na terceira e última rodada era preciso ganhar da Jamaica para se classificar. Isto não aconteceu. O jogo ficou no 0 a 0, e a equipe foi eliminada.
A campanha de 2023 do Brasil foi uma das piores da história. O país disputou todas as Copas do Mundo da FIFA, que acontece desde 1991. Somente no ano de estreia e em 1995, o time canarinho não havia marcado presença nas oitavas de final.
Situação de Pia
A treinadora sueca tem contrato com a CBF até agosto do ano que vem. O presidente Ednaldo Rodrigues está considerando fazer uma alteração no comando técnico da seleção.
A entidade pretende anunciar a permanência ou a saída de Pia Sundhage. Antes disso, haverá também uma conversa do dirigente com jogadores que são referências da equipe: Marta, Bia Zaneratto, Tamires e Debinha.