18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Marroquina usa o hijab pela primeira vez na Copa do Mundo Feminina

Nouhaila Benzina of Morocco during the FIFA Women s World Cup
IMAGO / AAP

Nouhaila Benzina fez história ao entrar em campo na vitória sobre a Coreia do Sul

A cada jogo desta Copa do Mundo Feminina 2023, a história vai sendo escrita na Austrália e na Nova Zelândia. No último domingo, dia 30 de julho, um fato chamou a atenção. Na vitória do Marrocos sobre a Coreia do Sul pelo placar de 1 a 0, a seleção africana contou com uma jogadora que vestia o hijab – véu utilizado por mulheres da religião islâmica.

A atleta em questão foi a zagueira Nouhaila Benzina, de 26 anos. Ela se tornou a primeira jogadora a utilizar o hijab em uma edição do Mundial organizado pela FIFA.

Desde o momento em que a seleção do Marrocos desembarcou na Oceania para a disputa da Copa, Benzina não conversou com a imprensa. Esta postura da delegação é uma maneira de blindar a jovem defensora.

“Estamos muito honradas de ser a primeira nação árabe a fazer parte da Copa do Mundo Feminina. A gente sente que carrega nos ombros uma grande responsabilidade de deixar uma boa imagem e de mostrar as conquistas do time de Marrocos”, disse a atacante e capitã Ghizlane Chebbak em entrevista coletiva.

Como está o Marrocos na Copa do Mundo?

O Marrocos fez dois jogos até o momento, válidos pela primeira e segunda rodadas do Grupo H.  Na estreia, a equipe perdeu e sofreu uma goleada de 6 a 0 para a Alemanha – uma das seleções favoritas para conquistar o título em 20 de agosto, no Sydney Football Stadium, na Austrália.

Já na segunda rodada, as africanas conseguiram a recuperação ao vencer a Coreia do Sul pelo placar de 1 a 0. Agora, o time está na terceira colocação da chave, com boas chances de classificação. Para isso acontecer será preciso ganhar da Colômbia.

Este jogo vai ser na quinta-feira, 3 de agosto, às 7h, no Perth Rectangular Stadium, em Perth, na Austrália. A não vitória alemã sobre a já eliminada Coreia do Sul também é super bem-vinda para as marroquinas.

A edição de 2023 da Copa do Mundo é a primeira que a seleção do Marrocos consegue uma classificação. Caso passe para as oitavas de final será mais um feito histórico protagonizado por esta equipe. Se for para a próxima etapa do torneio da FIFA, ela irá encarar quem passar do Grupo H. Pode ser França, Jamaica ou Brasil.

Quais canais estão transmitindo a Copa do Mundo Feminina?

A Globo, na televisão, ao longo da Copa do Mundo Feminina, transmite sete partidas – com preferência para a Seleção Brasileira. Já na Sportv, canal da televisão fechada que também pertence ao Grupo Globo, são 34 jogos.

Para ver todos os duelos do Mundial, a opção é a CazéTV, do streamer carioca Casimiro Miguel. Este canal está presente nas plataformas de vídeo Youtube e Twitch. Para você acompanhar os jogos, ao vivo, com imagens e comentários, basta acessar as plataformas. O conteúdo é totalmente gratuito. Não é nem necessário estar logado como usuário destes sites. 

Leandro Gaignoux
302 artigos
Graduado em 2013, Leandro é um jornalista apaixonado por esportes. Iniciou sua trajetória profissional na Super Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, no Departamento de Esportes, em 2011, ainda como estagiário. Dois anos mais tarde, trabalhou na editoria de Cidade/Geral do Portal Manchete On-line. Desde 2017, atua como redator no fascinante mundo das apostas esportivas. Começou a colaborar para o Apostagolos em 2022.