18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Libertadores: já no Uruguai, Flamengo e Palmeiras se preparam para a decisão

Gabigol é a esperança de gols do Flamengo na final
Gabigol é a esperança de gols do Flamengo na final. Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Falta pouco para a grande final da Conmebol Libertadores. Flamengo e Palmeiras se enfrentam neste sábado, às 17h, no Estádio Centenário, em Montevidéu. Quem levar o título, vira o mais novo tricampeão da competição mais importante da América.

Saiba como apostar na Conmebol Libertadores

As duas delegações já estão no Uruguai. O Flamengo desembarcou em Montevidéu na quarta-feira e treinou no Estádio Campeón del Siglo, casa do Peñarol. É lá que o Rubro-Negro dá sequência à sua preparação. Nesta quinta, mais um treino no local. O Palmeiras também chegou a Montevidéu na quarta. O Alviverde se prepara no estádio do Nacional.

O Flamengo já está praticamente definido para a final. O técnico Renato Gaúcho tem todos os jogadores à disposição: Diego Alves, Isla, David Luiz, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Willian Arão, Andreas Pereira e Everton Ribeiro; De Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.

De Arrascaeta ainda não está 100% fisicamente. Caso ele não comece jogando, Michael, que vive grande fase e é o novo xodó da torcida e do treinador, ganha a vaga.

A escalação do Palmeiras, por sua vez, ainda é um mistério. O time não vive uma fase das melhores e o técnico Abel Ferreira pode surpreender.

Em evento realizado nesta semana, em São Paulo, por uma das patrocinadoras da Libertadores, três grandes nomes do futebol brasileiro deram os seus palpites para a final.

– Os dois times que chegaram à final são realmente os melhores. Acredito que será um jogão. Acredito que o Flamengo tenha mais qualidade, mas final é final. Meu resultado é bem otimista – opinou Ronaldo Fenômeno, torcedor declarado do Flamengo, segundo o site “Globoesporte.com”.

– Na última Libertadores, a gente chegou à final e não sabia o que poderia acontecer. O Palmeiras tinha um leve favoritismo por causa do elenco. Este ano, acredito que o Flamengo tenha uma ligeira vantagem por ter um elenco mais qualificado, mas acredito que fisicamente o time do Palmeiras tem mais gás – afirmou o ex-goleiro Marcos, ex-Palmeiras.

– Por mais que seja uma final de Libertadores, acho que o Flamengo chega forte. Pelo elenco que tem, pelas peças que vêm atuando. Por mais que seja contra um adversário difícil, acredito que o Flamengo tenha um poder de decisão maior. Em final é difícil falar de favoritismo, mas se olharmos jogador por jogador, acho que o Flamengo tem um elenco mais qualificado – disse Léo Moura, ex-lateral do Flamengo.

Se depender do retrospecto recente, o Flamengo pode colocar o favoritismo no bolso. O Rubro-Negro não é derrotado pelo Alviverde desde 2017. De lá para cá, foram nove jogos com cinco vitórias e quatro empates. Se considerarmos o retrospecto geral, o favoritismo é do Palmeiras. Em 119 jogos, são 46 vitórias do Palmeiras, 42 do Flamengo e 32 empates.

Lembrando que o Flamengo conquistou a Libertadores nos anos de 1981 e 2019. O Palmeiras conquistou a Liberta em 1999 e 2020. Quem será que leva a melhor agora?

Leo Santos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por grandes jornais do Brasil como Lance e Grupo Globo. Escreve para o Apostagolos desde 2021.