18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Libertadores: 11 fatos da rivalidade Brasil x Argentina que você precisa saber

Libertadores
Final da Libertadores de 2023 é novo capítulo da rivalidade Brasil x Argentina. Crédito: IMAGO / Action Plus

Está chegando a hora! Fluminense e Boca Juniors disputarão a final da Libertadores de 2023 no dia 4 e escreverão mais um capítulo importante na histórica rivalidade Brasil x Argentina na competição.

Um embate que começou ainda em 1960, na primeira edição do torneio, quando Bahia e San Lorenzo se enfrentaram. Sessenta e três anos depois, o Apostagolos.com mergulhou fundo na história da Libertadores e no desempenho de brasileiros e argentinos para descobrir quais são os 11 fatos da rivalidade Brasil x Argentina na Libertadores que você precisa saber.

1 – Maior vencedor no confronto geral

Todo mundo sabe que o futebol argentino detém o maior número de títulos da Libertadores, mas desde aquele Bahia x San Lorenzo até hoje, quem leva a vantagem no confronto direto é o futebol brasileiro. São 124 vitórias de times brasileiros, 82 empates e 108 vitórias de equipes argentinas.

Veja também: Fluminense vence o Internacional e está na final da Libertadores

2 – Maior vencedor em finais

Entretanto, quando as equipes dos dois países se encontram em finais, o cenário muda de figura. São 15 decisões de Libertadores entre Brasil x Argentina até o momento, sem contar com a final que acontecerá no começo de novembro no Maracanã. Os times argentinos conquistaram nove títulos em cima de adversários brasileiros, contra seis no sentido contrário. 

Libertadores - novembro - 2024
Libertadores: 11 fatos da rivalidade Brasil x Argentina que você precisa saber

3 – Time brasileiro com mais partidas contra argentinos

O Cruzeiro está fadado a enfrentar adversários argentinos na Libertadores. Foram 40 jogos até o momento. Os mais importantes ocorreram em finais. O bicampeão de Belo Horizonte encarou argentinos nas decisões de 1976, 1977 e 2009. Venceu o River Plate no primeiro ano, mas depois foi vice para Boca Juniors e Estudiantes.

4 – Time argentino com mais partidas contra argentinos

Praticamente todo time brasileiro com um currículo razoavelmente extenso na Libertadores já encarou o Boca Juniors na competição. Afinal, são 65 partidas entre a equipe da Bombonera e um rival do Brasil. Os jogos de maior peso foram nas finais. Em seis oportunidades o Boca encarou um brasileiro na decisão da Libertadores. Venceu quatro vezes (o Cruzeiro em 1977, o Palmeiras em 2000, o Santos em 2003 e o Grêmio em 2007) e perdeu duas (para o Santos em 1963 e para o Corinthians em 2012).

5 – Time brasileiro com mais vitórias sobre argentinos

Cruzeiro e Palmeiras dividem o posto, com 16 vitórias cada. Ao considerar o saldo geral de cada um contra argentinos, o Palmeiras é o brasileiro que mais leva a melhor, com 16 vitórias, 13 empates e 10 derrotas.

6 – Time argentino com mais vitórias sobre brasileiros

Definitivamente, o Boca Juniors é o maior carrasco dos times brasileiros na Libertadores. São 25 vitórias em 40 partidas, além de 23 empates e 17 derrotas. É por essas e outras que os xeneizes, como são conhecidos jogadores e torcedores do Boca, estão tão confiantes para a decisão contra o Fluminense.

7 – Campeão do Brasil mais freguês dos argentinos

O Vasco foi campeão da Libertadores em 1998 e guarda como principal recordação daquela campanha, mais até do que a vitória sobre o Barcelona (EQU) na decisão, o triunfo em cima do River Plate nas semifinais. Também pudera. O cruz-maltino é o time brasileiro campeão da Libertadores que mais sofre quando enfrenta times do país. Os cariocas acumulam sete derrotas em 12 partidas contra rivais argentinos.

8 – Campeão da Argentina mais freguês dos brasileiros

Do outro lado, a marca é ainda mais emblemática. O River Plate, tetracampeão da Libertadores e um dos times mais vencedores do continente, simplesmente pena quando tem um adversário brasileiro do outro lado. São 22 derrotas em 50 partidas contra times do Brasil. As principais decepções foram justamente em partidas finais. Em 1976, o time perdeu para o Cruzeiro. Em 2019, caiu diante do Flamengo.

Libertadores - novembro - 2024
Libertadores: 11 fatos da rivalidade Brasil x Argentina que você precisa saber

9 – Brasileiros com jogos contra argentinos

No fim das contas, não existe um roteiro de Libertadores completo se o time brasileiro não tiver enfrentado um adversário argentino e vice-versa. Ao longo de todas as edições da competição, 23 times brasileiros diferentes possuem uma história contra argentinos para contar. Oito equipes jogaram a competição, mas não cruzaram com um adversário da Argentina: Juventude, Criciúma, Paraná, Santo André, América-MG, Bangu, Sport e Náutico.

10 – Argentinos com jogos contra brasileiros

Pelo lado dos times da Argentina, 22 equipes diferentes já subiram o continente para encarar os adversários brasileiros. O último a fazê-lo pela primeira vez foi o Defensa y Justicia, que encarou o Santos na Libertadores de 2020.

11 – Partida mais recorrente entre brasileiros e argentinos

Se tivermos de escolher um jogo para resumir a rivalidade Brasil x Argentina na Libertadores, será Palmeiras x Boca Juniors. Afinal, é o jogo entre times dos países que mais se repetiu na história, nada menos que 12 vezes. Os dois últimos aconteceram na semifinal deste ano, quando o Boca eliminou o alviverde nos pênaltis, em São Paulo. Foi também a decisão da Libertadores de 2000, vencida pelos argentinos.

Veja os melhores momentos da partida entre Palmeiras x Boca Juniors

Bruno Marinho
42 artigos
Jornalista esportivo com passagens pelas redações do 'Lance', do 'Extra' e do 'Globo', com a cobertura das Copas do Mundo de 2014, 2018 e 2022 no currículo. Apaixonado por esportes e boas histórias.