Valores cobrados são referentes ao ano de 2021, antecedendo a Copa do Mundo Feminina
A Nigéria foi eliminada da Copa do Mundo Feminina 2023 pela Inglaterra nas oitavas de final. Agora, a seleção africana vai entrar em ação em outra disputa. As jogadoras cobraram à sua federação local. Elas alegam que não receberam o pagamento de viagens e custos que antecederam a disputa na Oceania, ainda no ano de 2021.
As nigerianas optaram por manter o caso no anonimato na participação no torneio da FIFA não atrapalhar o desempenho em campo. Para ganhar força em sua solicitação, elas recorreram à Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPro).
“Durante a Copa do Mundo, os jogadores expressaram o desejo de manter o foco em seu desempenho sem fazer declarações públicas ou enfrentar outras distrações. No entanto, as Super Falcões acreditam que chegou a hora de a Federação de Futebol da Nigéria honrar seus compromissos e pagar os valores pendentes”, diz a nota enviada pela entidade.
Ainda na nota, a FIFPro fez duras críticas para a federação local que gere o futebol nigeriano.
“A equipe está extremamente frustrada por ter que buscar a Federação de Futebol da Nigéria para esses pagamentos antes e durante o torneio e pode ter que continuar fazendo isso depois. É lamentável que os jogadores precisassem desafiar sua própria federação em um momento tão importante de suas carreiras”.
Campanha da Nigéria na Copa do Mundo Feminina 2023
A seleção da Nigéria estava no Grupo G. Na estreia, ela empatou sem gols com o Canadá – atual equipe campeã olímpica. Na segunda rodada, o confronto foi diante da Austrália, dona da casa. As nigerianas fizeram um jogaço e conseguiram uma vitória que ficou marcada na história. O placar foi de 3 a 2. Já na terceira e última jornada veio o segundo empate da primeira fase. Esta igualdade também foi de 0 a 0 contra a Irlanda.
Ao fim da fase de grupos, a representante da África ficou na segunda colocação. Com isso, nas oitavas de final, o adversário foi a Inglaterra – atual campeã da Eurocopa, conquistada em 2022, em solo britânico.
Na etapa eliminatória da Copa do Mundo Feminina, as africanas fizeram um duelo bem disputado. O jogo ficou no 0 a 0 no tempo normal e também na disputa da prorrogação. Os pênaltis foram necessários para ver quem ia avançar para as quartas de final. Nas cobranças, as inglesas venceram com placar de 4 a 2.
Apesar da eliminação, algumas jogadoras merecem ser destacadas por conta do desempenho apresentado em campo. São os casos da goleira Nnadozie, a meio-campista Kanu, a lateral Alozie e a atacante Onumonu.
O Mundial continua
A Copa do Mundo Feminina de 2023 está nas quartas de final. Os próximos duelos serão os seguintes:
· Espanha x Holanda – quinta-feira (10), às 22h, horário de Brasília
· Japão x Suécia – sexta-feira (11), às 4h30
· Austrália x França – sábado (12), às 4h
· Inglaterra x Colômbia – sábado (12), às 7h30
A final da competição vai ser no dia 20 de agosto, no Estádio Olímpico de Sidney, na cidade de mesmo nome, na Austrália.