Seleções que vieram do Grupo C da Copa do Mundo passaram com autoridade pelas oitavas.
Já são conhecidas as suas primeiras seleções classificadas para as quartas de final da Copa do Mundo Feminina 2023. Nas primeiras horas deste sábado, dia 5 de agosto, dois jogos agitaram a competição na Austrália e também na Nova Zelândia. Os resumos destes duelos estão aqui, abaixo. Confira:
Suíça 1 x 5 Espanha
Depois da goleada sofrida por 4 a 0 para o Japão na primeira fase, a Espanha mostrou recuperação. A partida contra a Suíça foi às 2h, horário de Brasília, no Eden Park, na cidade de Auckland, capital da Nova Zelândia. Os gols das espanholas foram marcados por Aitana Bonmatí (duas vezes), Alba Redondo, Laila Codina e Jennifer Hermoso. Laila Codina fez outra vez, só que contra, a favor das suíças.
Não demorou muito para que o primeiro gol da partida fosse marcado. Este tento foi da seleção da Espanha, aos quatro minutos, com Aitana Bonmatí. Também não tardou para que viesse o empate, por meio do gol contra de Laila Codina. Este fato poderia ter gerado um pouco de nervosismo e abatimento nas espanholas. No entanto, elas conseguiram controlar bem a ansiedade, sabendo administrar a situação.
O gol de desempate foi marcado aos 17 minutos, com Alba Redondo. Daí para frente, a porteira suíça foi aberta e não pararam de vir mais gols. Depois, Laila Codino – dessa vez a favor –, fez aos 45 minutos, enquanto Jennifer Hermoso fechou a goleada aos 70.
Agora, a Espanha irá encarar o vencedor do duelo entre Holanda e África do Sul. O jogo das quartas de final vai ser disputado na noite de quinta-feira, 10 de agosto, às 22h, O palco será o Wellington Regional Stadium, na cidade de mesmo nome, na Nova Zelândia. Vale ressaltar que será a primeira vez na história dos mundiais que as espanholas irão jogar um duelo de quartas de final.
Japão 3 x 1 Noruega
No duelo entre duas seleções campeãs mundiais, as asiáticas levaram a melhor diante das europeias. A partida foi disputada a partir das 5h, no Wellington Regional Stadium. As japonesas continuaram a sua campanha arrasadora de quatro vitórias em quatro jogos. Até agora, elas não fizeram menos do que dois gols no torneio. Foram 11 feitos e apenas um sofrido.
Os gols do Japão nas oitavas de final foram marcados por Ingrid Syrstad Engen (contra), Risa Shimizu e Hinata Miyazawa. Esta última atleta, por sinal, se isolou na artilharia da Copa, tendo cinco gols marcados até o presente momento. Para a Noruega marcou Guro Reiten.
A vitória do time da Terra do Sol Nascente foi dentro das suas características. Ele ganhou na base do contra-ataque, como tem sido ao longo de toda esta Copa do Mundo. A diferença em relação à vitória sobre a Espanha, por 4 a 0, é que o Japão teve mais posse de bola. Agora foram 61% contra 39% da Noruega.
No próximo duelo, as japonesas vão encarar quem passar de Suécia x Estados Unidos. Este confronto está marcado para sexta-feira, dia 11, às 4h30, no Eden Park.
Um detalhe a ser ressaltado é que o Japão x Noruega teve arbitragem brasileira. O comando do apito foi de Edina Alves. As auxiliares foram Neuza Back e Leila Cruz.