18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Gabigol, do Flamengo, é suspenso por dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping; cabe recurso

Gabigol foi suspenso por dois anos
Gabigol foi suspenso por dois anos. Foto: IMAGO / Fotoarena

Bomba no Flamengo. O atacante Gabigol, grande ídolo da torcida, foi suspenso por dois anos nesta segunda-feira pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por tentativa de fraude no exame antidoping. Exame esse realizado no dia 8 de abril de 2023 no Ninho do Urubu. Vale frisar que cabe recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Saiba como apostar em jogos de futebol

Segundo informações da imprensa carioca, a pena começou a valer no mesmo 8 de abril de 2023. Então, Gabi “só” estaria impedido de jogar até abril de 2025.

Gabigol é acusado de ter dificultado a realização do exame antidoping. Desta forma, ele responde pelo artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem. O atacante teria demorado para realizar o exame e não teria cumprido as instruções.

Enquanto todos os jogadores do Flamengo fizeram o exame na parte da manhã (antes do treino), Gabigol só fez depois do almoço. Não seguiu as orientações dos responsáveis pelo exame e ainda foi desrespeitoso.

No período em que estiver suspenso, Gabigol não poderá treinar no Ninho do Urubu. O contrato do jogador com o Flamengo estará suspenso neste período.

Em entrevista à Espn Brasil, Zico, maior ídolo da história do Flamengo, colocou o Centro de Futebol Zico à disposição para Gabi treinar no período.

O Flamengo se manifestou da seguinte forma:

“O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada.”

Já Gabigol disse:

Gostaria de me pronunciar e esclarecer sobre o julgamento ocorrido hoje, em que fui suspenso por uma suposta tentativa de fraude a exame antidoping. A despeito do meu respeito pelo Tribunal, reitero que jamais tentei obstruir ou fraudar qualquer exame, e confio que serei inocentado pela instância superior. Desde o início da minha carreira como jogador de futebol sempre segui as regras do jogo e nunca utilizei substâncias proibidas. Já fui submetido a dezenas de testes, todos sempre negativos, o que reforça meu compromisso com meu Clube e com o torcedor do brasileiro. Estou decepcionado com o resultado do julgamento, mas seguirei cooperando com as autoridades esportivas e confiante de que minha inocência será comprovada e restabelecida pela instância superior. Agradeço a todos pelo neste difícil momento.”

Gabigol já desfalca o Flamengo nas finais do Campeonato Carioca e na fase de grupos da Conmebol Libertadores.

Leo Santos
2711 artigos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por grandes jornais do Brasil como Lance e Grupo Globo. Escreve para o Apostagolos desde 2021.

Artigos mais recentes

Internacional mira Roger Machado para o lugar de Eduardo Coudet