18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Fluminense

O Fluminense Football Club é um clube brasileiro da cidade do Rio de Janeiro. Foi fundado em 21 de julho de 1902.

Flu: Pioneirismo e reconhecimento internacional

Pioneiro, o clube carioca foi responsável pelo primeiro estádio construído em cimento da América Latina, o Estádio de Laranjeiras. Adicionalmente, o Fluzão é o único time da América que detém a Taça Olímpica (1949). O reconhecimento é considerado o equivalente ao Prêmio Nobel do Esporte.

Além disso, o Fluminense é o o único clube de futebol do mundo ter seu nome inscrito na honraria concedida pelo Comitê Olímpico Internacional por serviços prestados ao esporte. No Campeonato Carioca, o time já levantou a taça de campeão 32 vezes.

Primeiro gol do Brasil na Copa do Mundo

Por fim, João Coelho Netto, o Preguinho, era jogador do Fluminense e marcou o primeiro gol da Seleção Brasileira em Copas do Mundo.

Fluminense

Fundação

21 de julho de 1902

Apelido

Tricolor

Cores

Branco, bordô e verde

Presidente

Mário Bittencourt

Estádio

Maracanã

Capacidade do estádio

78.000

Títulos conquistados

Taça Olímpica

1949

Campeonato Brasileiro :

1970, 1984, 2010 e 2012

Copa do Brasil :

2007

Fluminense – jogos e resultados

Fluminense – elenco

Ídolos do Fluminense

Os ídolos do Fluminense são muitos. Roberto Rivellino, Romário, Roger e Renato Gaúcho são alguns dos jogadores mais lembrados pela torcida.

O centroavante Fred é dono de uma história incrível no clube, tendo protagonizado gols lindos de bicileta e voleio. O jogador superou a marca de gols pelo clube e é o terceiro maior artilheiro da história do Flu.

O goleiro Diego Cavalieri, o meia Thiago Neves, o zagueiro Thiago Silva são outros destaques entre os ídolos do Fluminense.

Torcedores famosos do Fluminense

O Fluminense tem um verdadeiro elenco de torcedores famosos. Então, reunimos algumas celebridades tricolores.

Para começar, Chico Buarque, Gilberto Gil, Ivan Lins, Maria Bethânia e o apresentador Pedro Bial são alguns dos torcedores mais famosos do Flu. Do mesmo modo, Fernanda Montenegro e sua filha, Fernanda Torres, são duas atrizes tricolores.

Aliás, as atrizes Letícia Spiller, Deborah Secco e Susana Werner também já declaram o amor delas ao time tricolor publicamente. Ferrugem, Filipe Ret, Fagner, José Loreto, Paulo Ricardo e todos os integrantes da banda Roupa Nova também fazem parte da torcida de Laranjeiras.

O apresentador Jô Soares, o ator Paulo Gustavo, a cantora Elis Regina e o compositor Cartola também torciam pelo clube carioca.

Hinos do Fluminense: três canções para o time tricolor

Uma das curiosidades sobre o tricolor carioca é que o time não possui apenas um grande hino em sua homenagem, mas três canções com esse propósito.

O primeiro deles foi escrito por Henrique Coelho Neto, escritor e jornalista, em 1915. O tricolor é pai do ponta-esquerda Preguinho, que se tornaria um dos ídolos do Flu e marcaria o primeiro gol da Seleção Brasileira em disputas de Copas do Mundo.

Já o segundo hino do Fluzão foi escrito pelo maestro Antônio Cardoso de Menezes Filho. A canção, oficial até hoje, possui grande influência da 1ª guerra mundial e usa termos relacionados, como “companheiros de luta”, “batalha”, “tiro de morte”, etc.

Mas, o hino extraoficial do Fluminense é o mais famoso, assim como acontece com os demais clubes do Rio de Janeiro. O compositor foi Lamartine Babo, e o hino foi criado a pedido do programa de rádio “Trem da Alegria”. O coautor Lírio Panicalli foi responsável pela melodia da canção em homenagem ao tricolor carioca.

Hino do Fluminense

Sou tricolor de coração
Sou do clube tantas vezes campeão
Fascina pela sua disciplina
O Fluminense me domina
Eu tenho amor ao tricolor

Salve o querido pavilhão
Das três cores que traduzem tradição
A paz, a esperança e o vigor
Unido e forte pelo esporte
Eu sou é tricolor

Vence o Fluminense
Com o verde da esperança pois
Quem espera sempre alcança
Clube que orgulha o Brasil
Retumbante de glórias
E vitórias mil

Sou tricolor de coração
Sou do clube tantas vezes campeão
Fascina pela sua disciplina
O Fluminense me domina
Eu tenho amor ao tricolor

Salve o querido pavilhão
Das três cores que traduzem tradição
A paz, a esperança e o vigor
Unido e forte pelo esporte
Eu sou é tricolor

Vence o Fluminense
Com sangue de encarnado
Com amor e com vigor
Faz a torcida querida
Vibrar com a emoção
Do tricampeão

Vence o Fluminense
Usando a fidalguia
Branco é paz e harmonia
Brilha no sol da manhã
Ou na luz do refletor
Salve o Tricolor

Sede do Fluminense

A sede do Fluminense faz parte da história do futebol brasileiro. Afinal, o campo das Laranjeiras, no bairro de mesmo nome na Zona Sul do Rio, recebeu o primeiro jogo da história da Seleção Brasileira, em 1914.

Anos depois, o histórico Estádio Manoel Schwartz (Estádio das Laranjeiras) foi construído com uma finalidade especial: para que o Brasil pudesse sediar o Campeonato Sul-Americano de Seleções em 1919. Então, o Estádio das Laranjeiras foi o primeiro do país. Desde o primeiro jogo, o lugar trouxe sorte, já que o estádio das Laranjeiras é conhecido por ter sido o estádio onde o time do Brasil jamais perdeu.

Mudança para o CT na Barra da Tijuca

O Estádio das Laranjeiras foi palco dos treinos, coletivas de imprensa e todas as atividades dos atletas do Flu até 2016. Nesse ano, a preparação do futebol profissional foi transferida para o Centro de Treinamento Carlos José Castilho, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Adicionalmente, o Fluzão possui um centro de treinamento em Xerém, em Duque de Caxias, focado nas divisões de base.

Sócio futebol Fluminense

O clube também possui um programa de sócio torcedor. O programa Sócio Futebol garante descontos e prioridades nos ingressos, pontos para sorteios e experiências, assim como acesso a vídeos e outros conteúdos exclusivos. Além disso, há descontos e cashback em lojas parceiras da iniciativa.

Um diferencial é que existem planos pensados tanto em quem mora no Estado do Rio de Janeiro, quanto no público de outras localidades que deseja colaborar com o time.

Marcela Medeiros
170 artigos
Marcela Medeiros é jornalista da área de economia há 10 anos. Trabalhou em grandes veículos de comunicação no Rio de Janeiro, como os jornais Ex ...