O Flamengo é pentacampeão da Copa do Brasil. O Rubro-Negro voltou a vencer o Atlético-MG, desta vez por 1 a 0 na Arena MRV, e ficou com o título. O gol da vitória foi marcado pelo atacante equatoriano Plata, que entrara no segundo tempo. Além de 2024, o Flamengo também foi campeão em 1990, 2006, 2013 e 2024.
Saiba como apostar em jogos de futebol
Precisando do resultado, o Atlético-MG teve mais a bola e foi pra cima desde o início. Mas o goleiro rubro-negro Rossi estava em um ótimo dia. Fez boas defesas. O Flamengo apostou mais nos contra-ataques e criou bastante. Teve até mais chances claras do que o Galo. Mas o goleiro atleticano, Everson, também estava em um ótimo dia e também fez ótimas defesas, assim como Rossi. As equipes foram para o intervalo empatando em 0 a 0.
No segundo tempo, o técnico Gabriel Milito colocou o Galo ainda mais no ataque. Botou no jogo Alan Kardec, autor do gol atleticano no primeiro jogo. Filipe Luís, por sua vez, optou por tirar Gabigol e colocar Bruno Henrique. Colocou também Fabrício Bruno no lugar de Arrascaeta.
Com as substituições, o jogo ficou ainda mais encaixado para o Flamengo, que teve pelo menos cinco contra-ataques para matar o jogo. A pontaria, porém, não estava afiada. Bruno Henrique perdeu dois gols na cara. Michael também perdeu dois. Coube a Plata sacramentar o resultado. Na velocidade, ele driblou o zagueiro e tocou por cima de Everson. Golaço. Gol do título. Festa dos mais de 4 mil rubro-negros presentes.
A torcida do Atlético-MG fez papelão. Revoltados com a festa do rival, arremessaram bombas no campo. Um fotógrafo ficou gravemente ferido. Alguns torcedores tentaram invadir o campo. A polícia precisou intervir. O Atlético-MG, certamente, será punido pelo STJD.
O título da Copa do Brasil foi o primeiro do técnico Filipe Luís no comando do profissional do Flamengo. Ele conquistou dois títulos na base e agora conquista o primeiro no profissional.