18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Flamengo sofre com a altitude e fica apenas no empate com o Millonarios (COL) em sua estreia na Libertadores

Flamengo, mesmo com um homem a mais, não conseguiu vencer o Millonarios
Flamengo, com um homem a mais, não conseguiu vencer o Millonarios. Foto: IMAGO / NurPhoto

O Flamengo iniciou a sua caminhada na Libertadores 2024 com um empate. Em jogo válido pelo Grupo E, o Rubro-Negro ficou no 1 a 1 com o Millonarios, na altitude de 2.600m de Bogotá. Pedro, de pênalti, abriu o placar para o Flamengo. Daniel Ruiz empatou para os donos da casa já na reta final da partida.

Saiba como apostar em jogos de futebol

O Flamengo deu sinais no primeiro tempo de que venceria com facilidade. Logo no início, teve duas grandes chances. Primeiro com Viña que, cara a cara com o goleiro, isolou. Depois com Bruno Henrique, que finalizou cruzado e o goleiro fez um milagre. Mas foram apenas sinais. O Millonarios foi pra cima do Flamengo e só não marcou porque a pontaria não estava afiada.

No segundo tempo, o Flamengo voltou melhor. Principalmente pela entrada de Allan no lugar de Igor Jesus, que sentiu a altitude. Arrascaeta foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Larry Vásquez ainda levou o cartão vermelho. Pedro cobrou com categoria e abriu o placar para o Flamengo.

O Flamengo passou a ter controle total da partida, mas não resolveu o jogo. Ficou tocando muita bola de lado. Até que Erick Pulgar, que vinha muito bem na partida, fez besteira. Perdeu a bola, Rivaldo foi na linha de fundo e cruzou para Daniel Ruiz marcar. Os dois que tinham acabado de entrar no Millonarios.

Ao que parece, o Rubro-Negro sentiu muito a altitude e até por isso não conseguiu definir o jogo. O técnico Tite avaliou da seguinte forma:

– Não procuramos administrar o jogo, continuamos agredindo o adversário. Colocamos três atacantes de velocidade. Não colocamos o time para trás. Trocamos peças para ter mais “fresh”. O Millonarios, com dez, teve marcação baixa. Atrasou a linha para ter o contragolpe. A gente não soube furar esse bloqueio. Buscamos o segundo gol. Se colocasse todo mundo atrás, poderíamos ter feito o segundo gol. Não é nossa característica isso, seria covardia. O que aconteceu é do jogo, uma jogada individual – disse Tite.

O Flamengo, agora, foca na final do Campeonato Carioca. Domingo, às 17h, o Rubro-Negro enfrenta o Nova Iguaçu, no Maracanã, no jogo de volta. No de ida, vitória do Fla por 3 a 0.

O time comandado por Tite volta a campo na Libertadores na quarta-feira que vem. O adversário é o Palestino (CHI), às 21h30, no Maracanã.

Grêmio perde para o The Strongest

Outro brasileiro que estreou na Libertadores foi o Grêmio. O Tricolor foi derrotado pelo The Strongest por 2 a 0 na altitude de La Paz. Jogo válido pelo Grupo C. Mas vale frisar: O Grêmio foi a campo com um time reserva, por conta da final do Campeonato Gaúcho.

Leo Santos
2629 artigos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por grandes jornais do Brasil como Lance e Grupo Globo. Escreve para o Apostagolos desde 2021.