18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Flamengo perde para o Independiente Del Valle nos pênaltis e fica com o vice-campeonato da Recopa

Del Valle levanta a taça da Recopa
Del Valle levanta a taça da Recopa. Foto: IMAGO / TheNews2

Que começo de ano ruim para o Flamengo. Após perder a Supercopa do Brasil para o Palmeiras e o Mundial de Clubes, o Rubro-Negro foi derrotado na Recopa Sul-Americana. Na noite desta terça-feira, em um Maracanã com mais de 70 mil torcedores, o Flamengo até conseguiu vencer o Independiente Del Valle (EQU) no tempo normal + prorrogação por 1 a 0, mas foi derrotado nos pênaltis por 5 a 4 e ficou com o vice-campeonato. Arrascaeta, que marcou o gol do time nos últimos minutos do tempo normal, foi o único a desperdiçar a cobrança. Ramírez, goleiro do Del Valle, foi o herói dos equatorianos.

Saiba como apostar em partidas de futebol

Impulsionado pela torcida, o Flamengo fez um ótimo primeiro tempo. Pressionou o Independiente Del Valle e merecia ter ido para o intervalo com pelo menos um 2 a 0 no placar. Thiago Maia e Ayrton Lucas acertaram a trave. Arrascaeta teve uma ótima chance de cabeça. Varela finalizou para ótima defesa do goleiro. Bom, o gol teimava em não sair.

No segundo tempo, o Flamengo, visivelmente cansado, perdeu o poder ofensivo. Esse poder só voltou com as mudanças do técnico Vitor Pereira. Everton Cebolinha e Matheus Gonçalves entraram bem no jogo. O Flamengo voltou a pressionar nos minutos finais e conseguiu o gol. Após cruzamento na área, Arrascaeta colocou na rede. Nos acréscimos.

O jogo foi para a prorrogação. E o Flamengo seguiu mandando no jogo. Martelou, martelou, mas o gol não saiu. Na melhor chance, David Luiz cabeceou forte e a bola raspou o travessão.

Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Ramírez, que defendeu a cobrança do craque De Arrascaeta. Ele, vale lembrar, já havia feito uma ótima partida no jogo de ida, quando o Del Valle venceu por 1 a 0, em Quito.

E foi assim. O Del Valle venceu por 5 a 4 e conquistou a Recopa Sul-Americana pela primeira vez em sua história.

O Flamengo, que seguirá com o português Vitor Pereira no comando, vai precisar arrumar a casa. E tem pouco tempo para isso. Domingo, às 18h, tem o Vasco pela frente, pelo Campeonato Carioca. Jogo marcado para o Maracanã.

– Nós não deveríamos ter começado dessa forma. Deveríamos ter começado com títulos, mas é um trabalho que está no início. Os dois últimos jogos com todo o elenco, os jogadores deram sinais claros de um grupo unido que quer jogar um futebol de qualidade. É um grupo alinhado. É um trabalho que está no início, não é como começa e sim como acaba. Acredito que essa equipe vai dar muita alegria aos torcedores, vai jogar um futebol consistente, de qualidade. Com espírito de grupo, alinhados com a torcida. Estamos tristes e frustrados com o resultado – avaliou o técnico Vitor Pereira, em entrevista coletiva.

Leo Santos
2461 artigos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por grandes jornais do Brasil como Lance e Grupo Globo. Escreve para o Apostagolos desde 2021.